Esclerose Múltipla com campanha de sensibilização

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, 4 de dezembro, com campanha de sensibilização sobre a doença ‘The World vs MS’ – Doentes ‘Exigem Mais’. A campanha conta com relatos, em vídeo, de pessoas com a patologia.

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla
Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, campanha de sensibilização sobre a doença ‘The World vs MS’ – Doentes ‘Exigem Mais’

A Organização Mundial da Saúde estima que em todo o mundo existam cerca de 2,5 milhões de pessoas com Esclerose Múltipla (EM), e em Portugal, dados de 2012, apontam para um número entre 5.600 e a 8.000 doentes.

Com o objetivo de ajudar os portadores de EM a terem um papel mais ativo na gestão da sua vida, a empresa farmacêutica Sanofi Genzyme lançou a iniciativa global ‘The World vs MS’ que consistem em campanha de educação, incentivando os doentes a perceber o que podem fazer para obter um maior controlo da doença e uma melhor qualidade de vida.

A iniciativa dedicada ao tema ‘Exija Mais da vida com EM’, tem também o apoio da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), da Associação Todos com Esclerose Múltipla (TEM) e do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM).

Para João Cerqueira, presidente do GEEM, “os doentes devem estar no centro dos cuidados de saúde e a EM não é exceção”, uma premissa que “exige não só a inclusão dos doentes em todos os processos de tomada de decisão que a eles dizem respeito, mas também a capacitação de todos os doentes, através da sensibilização e da educação, para a necessidade de tomarem ‘as rédeas’ da sua vida e não se deixarem levar pela doença”.

Foi na linha exposta por João Cerqueira que para o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla (EM), que se assinala a 4 dezembro, seis pessoas aceitaram o desafio de partilharam os seus testemunhos em vídeo, com momentos reais, para auxiliar a inspirar e a sensibilizar os portugueses para a patologia de EM.

O vídeo expõe os protagonistas com EM partilhem um momento ‘limite’ em que se aperceberam que precisavam de lidar com a doença de outra forma e a ‘Exigir Mais’ da sua vida, e como mudaram a sua atitude perante a doença. Esta disponibilidade dos doentes para partilharem casos reais da sua vida faz parte do projeto internacional ‘The WorldVs.Ms’.

Ana García Cebrián, diretora geral da Sanofi Genzyme, referiu que “apesar dos tratamentos terem um papel fundamental, a forma como cada um olha para a patologia também é determinante, especialmente no caso de uma doença crónica. Esta iniciativa pretende levar as pessoas com EM a terem um papel ativo, a Exigir Mais, no seu dia-a-dia e a saberem mais sobre esta patologia”.