Escola de optometria da Universidade do Minho é uma das 20 melhores do mundo

Um novo ranking global envolvendo 245 escolas de optometria de 46 países coloca a Universidade do Minho entre as 20 melhores. O ensino de optometria e ciências da visão no Minho é posicionado como o melhor na União Europeia.

Escola de optometria da Universidade do Minho é uma das 20 melhores do mundo
Escola de optometria da Universidade do Minho é uma das 20 melhores do mundo. Foto: © Rosa Pinto

O ensino de optometria e ciências da visão na Universidade do Minho (UMinho) está entre os melhores do mundo. O ranking já publicado na revista Clinical and Experimental Optometry posiciona a UMinho entre as vinte melhores instituições mundiais no ensino de optometria e ciências da visão, sendo a única da União Europeia e não-anglo-saxónica.

O ranking avaliou 245 instituições de ensino de 46 países ao nível do impacto das publicações científicas na área, e colocou nas vinte primeiras 8 universidades dos EUA, 5 do Reino Unido, 3 da Austrália, e uma em cada um dos países: Canadá, Hong Kong, Nova Zelândia e Portugal.

“Este resultado reconhece a UMinho na vanguarda internacional do ensino e da investigação, atraindo capital humano e projetos que levam o bom nome da optometria portuguesa para todo o mundo”, refere a presidente da Escola de Ciências da UMinho, José González-Méijome, citado em comunicado pela Universidade.

O novo ranking é liderado pela Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA e foi coordenado pela equipa do investigador australiano Nathan Efron. O autor já tinha lançado em março o top 200 dos optometristas mais influentes do mundo, sendo três deles de Portugal, todos da UMinho.

Em comunicado a UMinho esclareceu que possui um percurso de três décadas na área. O curso de optometristas foi lançado em 1988 e já conta com mais de 1100 licenciados, e formou várias centenas de mestres. Atualmente é a única no país com doutoramento em Optometria.

José González-Méijome reforçou: “Os nossos estudantes têm a oportunidade de tomar contacto com a investigação desde muito cedo e recebem aulas de um corpo docente altamente preparado, dinâmico e conceituado”, e destacou ainda a aposta na inovação pedagógica, a adaptação e o aperfeiçoamento constante dos programas dos cursos e a diversificação da oferta formativa, como cursos breves de especialização a nível presencial e online.