Escritor Daniel Bastos promove história e arte portuguesa em Toronto

Em Toronto, o escritor e historiador, Daniel Bastos, apresenta livro “Terras de Monte Longo”, um retrato do interior norte de Portugal dos anos 70, e é curador da exposição do artista plástico Orlando Pompeu. Ações no âmbito das comemorações do Dia de Portugal no Canadá.

Escritor Daniel Bastos promove história e arte portuguesa em Toronto
Escritor Daniel Bastos promove história e arte portuguesa em Toronto. Foto: DR

Na Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto, Museu criado em 2003 que se dedica à perpetuação da memória e das histórias dos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá, o conhecido escritor e historiador de Fafe, Daniel Bastos, apresenta no dia 16 de junho, o livro “Terras de Monte Longo”.

“Terras de Monte Longo” é a mais recente obra do escritor numa edição trilingue: português, inglês e francês, com prefácio do fotógrafo franco-haitiano Gérald Bloncourt que imortalizou a história da emigração portuguesa.

A obra, concebida a partir do espólio de José de Andrade (1927-2008) um dos mais aclamados fotógrafos portugueses, contém fotografias inéditas, que o fotógrafo captou nos anos 70 em povoados rurais entre o Minho e Trás-os-Montes.

O livro, realizado com o apoio do Centro Português de Fotografia, e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, esboça um retrato histórico conciso e ilustrado do interior norte de Portugal em meados dos anos 70.

O escritor e historiador, que tem um percurso alicerçado no seio das Comunidades Portuguesas, tem vindo a dedicar-se ao estudo e à escrita de obras que abordam a emigração, como memórias de um passado, não muito distante.

Daniel Bastos mergulha com as suas obras num Portugal profundo e rural, na transição da ditadura para a democracia – um período fundamental da história contemporânea portuguesa, marcado por décadas de carências, isolamento, condições de vida duras e incontáveis episódios de emigração “a salto”.

A edição da obra que Daniel Bastos apresenta em Toronto deve-se “em grande parte ao mecenato de empresas que partilham uma visão de responsabilidade social e um papel de apoio à cultura”, entre as quais destaca-se “o grupo empresarial do comendador luso-canadiano Manuel da Costa, um dos mais ativos e beneméritos empresários portugueses em Toronto.”

Em Toronto, Daniel Bastos é também curador da exposição “Con-Textos de Criatividade”, da autoria do mestre-pintor Orlando Pompeu. A exposição tem lugar no espaço da Peach Gallery, “uma das mais recentes e vibrantes galerias de arte da cidade canadiana.”

Obras do artista plástico Orlando Pompeu
Obras do artista plástico Orlando Pompeu

Durante a inauguração da exposição, no dia 5 de julho, o escritor e historiador vai desvendar junto da comunidade luso-canadiana a obra e percurso de Orlando Pompeu, um dos mais conceituados artistas plásticos portugueses da atualidade, cuja obra está representada em diversas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Áustria, Croácia, Brasil, México, Estados Unidos, Dubai e Japão.