Espanhóis invadem Lisboa na Páscoa

Espanhóis já começaram a chegar a Lisboa para passar o período da Páscoa. Nos transportes públicos, praças, jardins, museus e restaurantes a língua dominante é a dos vizinhos da ibérica. Mas também há muitos asiáticos, franceses e brasileiros.

Espanhóis invadem Lisboa na Páscoa
Espanhóis invadem Lisboa na Páscoa. Foto: Rosa Pinto

Desde alguns anos que os vizinhos espanhóis têm vindo a escolher Portugal para o seu período de férias da Páscoa. Em Lisboa já se vêm e sobretudo se notam pela língua. Jovens, ou de mais idade, mas cada vez mais casais com crianças ainda de colo encontram-se em qualquer lugar pela cidade.

Os hotéis apresentam praticamente lotação esgotada, apenas os alojamentos de preços mais altos, apresentam alguma, mas pouca, disponibilidade. Uma consulta rápida aos portais online de reserva de alojamentos é possível verificar que as disponibilidades têm vindo a diminuir.

A afluência a museus e monumentos têm vindo a crescer, e em alguns monumentos emblemáticos como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, os visitantes têm de aguardar em fila algum tempo, que em alguns casos pode atingir mais de 30 minutos.

Nos bairros lisboetas, como Alfama ou Mouraria, os bares e restaurantes encontram-se durante a maior parte do dia completamente cheios, nas ruas os peões competem com os tuk-tuks que sobem e descem as ruas estreitas e ingremes.