Estágios Profissionais no Ministério dos Negócios Estrangeiros

Abertas candidaturas para apoio a Estágios Profissionais nos Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Objetivo é preparar técnicos para poderem vir a inserir-se em empresas com potencial de internacionalização.

Estágios Profissionais no Ministério dos Negócios Estrangeiros
Estágios Profissionais no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foto: Rosa Pinto/arquivo

O programa de Estágios Profissionais para os Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (PEPAC – Missões), tem candidaturas abertas de forma a proporcionar uma oportunidade de formação em ambiente internacional para jovens licenciados em situação de desemprego e à procura de emprego.

O objetivo dos estágios é facilitar aos licenciados interessados a inserção no mercado de trabalho, designadamente em empresas com potencial de internacionalização em áreas consideradas prioritárias para Portugal.

Os estágios têm o apoio do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) através da medida “PEPAC – Missões”, que para o efeito abriu durante o mês de janeiro candidaturas. Trata-se de uma medida de incentivo ao emprego destinada a jovens licenciados portugueses, para exercerem funções em ambiente internacional.

A medida resulta de uma aposta na promoção da sustentabilidade e da empregabilidade incluindo, também, jovens em risco de exclusão social e de comunidades marginalizadas.

O programa de estágios considera um total até 85 jovens residentes no território nacional, com idade até aos 29 anos, inclusive, que não trabalhem, não estudem e não se encontram em formação (NEET – not in employment, education or training).

Para a concretização dos apoios aos estagiários a Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros deve, até às 18h00, do dia 31 de janeiro de 2019, apresentar a candidatura ao financiamento proporcionado pelo PO ISE.

A apresentação da candidatura é efetuada através da submissão de formulário eletrónico no Balcão do Portugal 2020 em https://balcao.portugal2020.pt/, onde também pode ser consultada toda a regulamentação referente ao Programa de Estágios “PEPAC – Missões”.