
Como os criadores estão a estruturar e a sustentar os seus negócios em todo o mundo. Esta é a análise desenvolvida no “Monetized: Visa 2025 Creator Report.” Um relatório conduzido pelo TikTok e a Morning Consult, e que envolveu a auscultação de mais de mil criadores de conteúdo, entre maio e agosto de 2025, nos Estados Unidos, Brasil, Austrália, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.
O estudo foi divulgado na Web Summit 2025 que decorre em Lisboa, onde a Visa mostrou que utiliza a escala da sua rede para ajudar os criadores a pagar e ser pagos de forma fácil e segura, mas também a aceder a capital e a fazer crescer as empresas, através das mesmas ferramentas e recursos disponíveis para pequenas empresas em todo o mundo.
“Os criadores estão entre os segmentos de pequenas empresas mais dinâmicos do mundo”, afirmou Jonathan Kolozsvary, Global Head of Small Business, Visa Commercial Solutions, Visa, e o estudo “Monetized: Visa 2025 Creator Report destaca a sua capacidade de inovação e orienta a forma como a Visa está a investir para capacitar a economia dos criadores, ao proporcionar acesso a capital, ferramentas financeiras especializadas e recursos que ajudam os criadores a expandir os seus negócios local e globalmente.”
Para além do estudo, a Visa também apresentou planos para explorar um possível programa piloto de agentes criativos com a Karat Financial, uma fintech de referência no apoio a criadores, que disponibiliza cartões de crédito e serviços bancários concebidos especificamente para as necessidades do segmento. O programa piloto será focado na utilização de agentes para ajudar a resolver desafios que os criadores enfrentam, como seja a otimização de contas a receber e a pagar.
As principais conclusões do Estudo
O estudo mostra que os criadores estão a desenvolver ativamente competências de gestão de negócio, ao combinarem aprendizagem autónoma e apoio entre pares, com especial foto nas áreas de negociação de contratos e gestão financeira. Destacando-se:
■ 88% dos criadores inquiridos acreditam que vão aumentar a receita no próximo ano, o que pode indicar um crescente otimismo sobre o seu potencial de ganhos.
■ A maioria dos criadores recorre a fundos pessoais, apoio da comunidade e modelos de financiamento alternativos, como crowdfunding, o que mostra a necessidade de produtos financeiros mais adequados para este grupo de empresários.
■ Os criadores indicam sobretudo os processadores de pagamento modernos, pois permitem acesso a públicos globais e pagamento mais rápido, embora atrasos nos recebimentos ainda sejam um desafio.
■ 52% dos criadores inquiridos recebem pagamentos provenientes de fora do seu país de origem.
■ 94% referem receber encorajamento por parte de família e amigos, o que reforça a perceção da criação de conteúdo como uma carreira valorizada.
Apoiar criadores na gestão eficiente dos seus negócios
A Visa e Karat pretendem desenvolver um novo programa piloto que simplifica a componente de gestão do negócio criativo. Uma iniciativa, inspirada do estudo, para fornecer ferramentas práticas para ajudar os criadores a gerir as suas finanças e operações, entre as quais:
■ Pagamentos mais inteligentes: Automação assistida por Inteligência Artificial (IA) para enviar, receber e monitorizar pagamentos, com supervisão humana quando necessário.
■ Alertas automáticos: Ferramentas que acompanham prazos e pagamentos em atraso, ajudando a manter o fluxo de caixa equilibrado.
■ Base de dados de confiança: Opção de armazenar e verificar informações de compradores e fornecedores num único local, poupando tempo e reduzindo riscos de fraude.
A Karat Financial possui experiência consolidada no apoio financeiro a criadores, através da disponibilização de cartões de crédito, que consideram métricas de rendimento e influência, e soluções bancárias adaptadas ao setor.
Compromisso da Visa com os Criadores
A Visa considera que os criadores de conteúdo são uma força dinâmica que impulsiona comunidades e o comércio a nível global, tendo estabelecido um compromisso com os criadores na Web Summit de 2024, quando a empresa reconheceu oficialmente os criadores como pequenas empresas.
A Visa mostrou estar empenhada no desenvolvimento de ferramentas orientadas para criadores, sendo que os resultados do relatório reforçam a necessidade da Visa dar apoio a esta nova geração de empreendedores com tecnologia de pagamentos avançada, recursos educativos e produtos financeiros flexíveis adaptados às suas necessidades específicas.













