EUA aprova terceira dose da vacina COVID-19 da Moderna

Agência norte-americana de medicamentos, FDA, autoriza uma terceira dose da Vacina COVID-19 da Moderna, para Indivíduos Imunocomprometidos. Estudos recentes indicam que a terceira dose da vacina melhora a resposta imunológica.

EUA aprova terceira dose da vacina COVID-19 da Moderna
EUA aprova terceira dose da vacina COVID-19 da Moderna

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou a administração de uma terceira dose da vacina contra a COVID-19 da Moderna em indivíduos imunocomprometidos com idades maiores de 18 anos, que tenham sido submetidos a transplante de órgãos, ou que são diagnosticados com doenças que são consideradas ter um nível equivalente de imunocomprometimento.

“Reconhecemos a necessidade de proteger os indivíduos imunocomprometidos que correm o maior risco de contrair a doença COVID-19 grave”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna. “É promissor ver estudos recentes a demonstrar que uma terceira dose da vacina COVID-19 da Moderna pode aumentar a resposta imunológica em populações imunocomprometidas.

Stéphane Bancel acrescentou: “Continuaremos a gerar dados sobre a proteção contra as variantes do SARS-CoV-2 e continuamos comprometidos em ajudar a acabar com a pandemia de COVID-19 com nossa vacina de mRNA.”

Em comunicado, a Moderna indica que um recente ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado, envolvendo 120 indivíduos que foram submetidos a procedimentos de transplante de órgãos sólidos (coração, rim, rim-pâncreas, fígado, pulmão, pâncreas) demonstrou que uma terceira dose da vacina Moderna COVID-19 melhorou a resposta imunológica em comparação ao placebo. No estudo, a terceira dose da vacina mRNA foi em geral bem tolerada.