EUA estão a aprender com assistência médica a militares na Ucrânia

Guerra na Ucrânia oferece uma oportunidade aos EUA para desenvolverem melhores táticas e métodos de treino médico para futuros conflitos. A evacuação dos feridos é um desafio, dados os sistemas de defesa aérea e as interferências nas comunicações.

EUA estão a aprender com assistência médica a militares na Ucrânia
EUA estão a aprender com assistência médica a militares na Ucrânia. Crédito: Aaron Epstein, Grupo Global de Apoio Cirúrgico e Médico

A guerra na Ucrânia oferece uma oportunidade para serem desenvolvidas melhores táticas e métodos de treino médico para eventuais futuros conflitos. Como é referido em artigo publicado Journal of the American College of Surgeons, a prestação de assistência médica aos soldados feridos em combate avançou muito nas últimas décadas, mas será que o sistema dos EUA estará pronto para gerir potenciais futuros conflitos que envolva um adversário com capacidades militares semelhantes?

Para Aaron Epstein, autor do artigo, fundador da organização sem fins lucrativos do Grupo Global de Apoio Cirúrgico e Médico, “a maneira como o sistema médico militar dos EUA está atualmente configurado, não estará pronto para um grande conflito como este” que ocorre na Ucrânia.

Aaron Epstein descreve, no artigo, como futuros conflitos podem diferir e como o sistema médico militar dos EUA se deve preparar. A abordagem tem por base a experiência de dezenas de equipas médicas que na Ucrânia trabalham com o Grupo Global de Apoio Cirúrgico e Médico. A ameaça está no seu nível mais alto, desde a Era da Guerra Fria, refere o artigo, em que “adversários quase iguais”, como a Rússia ou a China, em que as capacidades militares e de inteligência representam um desafio significativo ao domínio dos EUA.

“Os arsenais de adversários próximos serão muito mais letais do que os americanos encontraram no passado, e os padrões de lesão serão muito mais graves”, referiu Aaron Epstein, da Universidade de Búfalo, EUA.

As centenas de milhares de baixas na guerra na Ucrânia já excedem em volume e gravidade as observadas em conflitos recentes, que envolveram diretamente os EUA, acrescentou o Aaron Epstein, e destacou os principais desafios e lições a retirar do atual conflito.

A experiência com soldados ferimentos no Iraque ou no Afeganistão foram muito menos desafiadores do que suportar barragens constantes de mísseis de cruzeiro ou artilharia em massa, em que cada ataque pode levar a dezenas de feridos ao mesmo tempo. Como resultado de um volume maior e de um arsenal mais devastador, lesões cerebrais traumáticas, contusões e queimaduras podem ser muito mais prevalentes em futuros conflitos, exigindo cuidados cirúrgicos e de reabilitação especializados.

Evacuar os feridos também representará, provavelmente, um desafio muito maior. Em batalhas com insurgentes, os soldados americanos ou aliados feridos são normalmente evacuados por veículo terrestre ou por helicóptero para um hospital ou instalação médica de retaguarda. Como os EUA podiam proteger rapidamente a área para evacuação médica, a ameaça ao veículo ou aeronave de evacuação era geralmente limitada, referiu o autor do artigo. Num futuro conflito, um helicóptero de socorro médico pode ser mantido afastado por sofisticados sistemas de mísseis terra-ar de longo alcance.

Assim, serão “enfrentadas mais baixas com ferimentos mais graves, e agora não há como tirá-los do campo”, disse Aaron Epstein. Então, “o que fazer?”

Para Aaron Epstein uma resposta é tornar os cuidados de campo como uma parte rotineira do treino médico para o pessoal militar. Embora o treino seja frequentemente limitado a certos especialistas médicos dentro das forças armadas, a necessidade potencial de cuidar de um soldado gravemente ferido durante dias seguidos exige que muito mais soldados sejam treinados com essa capacidade.

Outro desafio será dar resposta no caso de um bloqueio eletrónico que interrompa as comunicações. No campo, pode não haver como solicitar uma evacuação médica, o que também indica a necessidade de treino prolongado em cuidados de campo. Num hospital, uma falta de comunicação significa não haver forma de antecipar ou se preparar para a chegada de um comboio de veículos com 30 feridos, indicou Aaron Epstein. Neste caso, o estudo argumenta que o pessoal médico necessita de estar totalmente equipado e pronto para lidar com lesões traumáticas sem aviso prévio.

“A maioria dos cirurgiões civis de trauma tem alguma experiência com as frustrações envolvidas em conseguir que um paciente traumatizado seja dispensado sem aviso prévio”, referiu Aaron Epstein. “Aumentar em 20 o número de feridos e também aumentar a gravidade das lesões.”

Será difícil aprender com a guerra na Ucrânia sem dados sólidos de pacientes, pois embora os EUA recolham dados sobre vítimas através do Registo Conjunto do Sistema de Trauma do Departamento de Defesa, que agrega dados sobre epidemiologia, tratamentos e resultados do atendimento a vítimas em combate, não existe um banco de dados comparável na Ucrânia. A criação desse registo permitirá que especialistas médicos forneçam planeamento e reação adequados para futuros conflitos contra adversários próximos.

Entre os esforços em curso que ajudarão a preencher a lacuna médica numa futura guerra com adversários próximos estão os programas, como o Currículo de Prontidão Clínica Militar, para ensinar os fundamentos da cirurgia de controlo de danos, ressuscitação do controlo de danos e operação de emergência em tempo de guerra, descreve o artigo.

Atualmente existe colaboração para fornecer cirurgiões americanos especializados em parceria com cirurgiões ucranianos e fornecer educação e treino em tópicos específicos de trauma de combate, como cirurgia de queimaduras, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia plástica e outros.

Desde o início da guerra na Ucrânia, o Grupo Global de Apoio Cirúrgico e Médico, além de dezenas de veteranos de operações especiais dos EUA, teve 60 cirurgiões (geralmente cerca de quatro a seis voluntários) que treinaram cerca de 800 médicos assistentes e residentes ucranianos, seja por meio de palestras ou treino prático e auxiliou em mais de 300 casos, em sala de cirurgia.

Para Aaron Epstein “a principal conclusão e o verdadeiro objetivo deste documento é fazer com que o sistema médico dos EUA aprenda as lições agora e faça as mudanças necessárias, para que, antes de qualquer futura campanha em que enfrentemos um adversário quase igual, as lições já tenham sido aprendidas e implementadas”. No caso de as lições terem sido “aprendidas e puderem ser levadas a sério, estão estarão a tentar salvar centenas de milhares de vidas.”