EUA: Investigadores querem impedir ciberataques a redes elétricas de bases militares

Casos de malware em bases militares alertam a forças armadas dos EUA. Investigadores estudam forma para proteger as comunicações das redes elétricas nas bases militares. Microrredes e 5G são a base do trabalho.

EUA: Investigadores querem impedir ciberataques a redes elétricas de bases militares
EUA: Investigadores querem impedir ciberataques a redes elétricas de bases militares. Foto: Rosa Pinto

Durante meses, as autoridades dos EUA têm procurado códigos maliciosos de computador que suspeitam estar colocados dentro da rede elétrica e dos sistemas de controlo de comunicação em bases militares dos EUA.

Os investigadores do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech) estão trabalhar num plano para proteger futuras operações da rede elétrica de bases militares e as suas missões críticas contra ameaças cibernéticas.

“A recente série de casos de malware é um alerta para as forças militares dos EUA de que as instalações nos EUA poderiam ser neutralizadas sem necessidade de ser disparado um único tiro”, disse Ali Mehrizi-Sani, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação de Bradley.

“A ideia geral é coordenar a geração de energia de reserva através de uma rede de comunicação que reúna recursos energéticos menores”, disse Mehrizi-Sani, que, juntamente com Jeffrey Reed, investigador da Commonwealth Cyber ​​Initiative. “O conceito é simples, mas a implementação é difícil.”

Atualmente, a maioria das instalações militares depende de geradores de reserva para edifícios individuais para manter missões críticas no caso de um ataque cibernético ou outra situação de emergência. Mas sem uma rede abrangente para ligar os geradores, cada edifício fica isolado e vulnerável.

“Se um ataque cibernético destruir um gerador, o edifício ficará offline, assim como quaisquer operações críticas baseadas nele”, disse Mehrizi-Sani.

No ano passado, o Exército dos EUA anunciou planos para construir uma microrrede em cada uma das suas 130 bases como parte de uma estratégia mais ampla para melhorar a resiliência energética, a segurança e a sustentabilidade.

Microrredes são sistemas de energia de pequena escala que podem operar de forma independente ou em conjunto com a rede geral. Ao implementar microrredes, o Exército dos EUA será capaz de reunir recursos energéticos distribuídos, tais como baterias, veículos elétricos e fontes de energia locais, incluindo energia eólica e solar.

Mas colocam-se as seguintes questões: qual melhor forma de coordenar os controlos destes diferentes recursos? Quanta energia será gerada por cada recurso?

A equipa de investigação está a investigar essas questões e a desenvolver algoritmos para proteger, controlar e otimizar os sistemas.

As futuras microrredes militares precisam ser máquinas rápidas e confiáveis. Monitorar e controlar uma destas redes requer comunicações com atraso mínimo ou baixa latência.

“O 5G é revolucionário porque fornece comunicações de baixa latência e resiliência necessárias para a rede”, disse Jeffrey Reed.

No entanto, embora as redes sem fios 5G e NextG possam fornecer uma cobertura de rede mais ampla e uma transmissão de dados mais rápida, a infraestrutura envolve uma grande pilha de sistemas conectados.

“Um sistema energético mais eficiente necessita de melhores controlos, e melhores controlos requerem coordenação, e a coordenação necessita de comunicação”, disse Mehrizi-Sani.

Essa cadeia de interconectividade apresenta vários pontos de vulnerabilidade: invasores maliciosos podem hackear comandos de controlo, sobrecarregar circuitos e potencialmente colocar uma rede offline.

A equipa de investigadores liderados por Mehrizi-Sani está a percorrer uma série de pontos fracos por meio de uma abordagem multifacetada, que inclui:

Projetar um sistema de controlo com a segurança em mente desde o início (em vez de integrar recursos de segurança cibernética em um sistema mais antigo);

Criação de uma estratégia de deteção e mitigação de ataques cibernéticos para recursos energéticos distribuídos;

Garantir uma comunicação segura alocando “fatias” ou porções de uma rede 5G com base nas necessidades de uma aplicação para aumentar a eficiência e a privacidade.