EUA preocupada com ataques a Universidades

Atos de violência ou ataque às instituições de educação vão contra os valores fundamentais da liberdade de pensamento e expressão, tolerância e autonomia. Indica a EUA que apresenta condolências às vítimas da Universidade Americana no Afeganistão.

Em comunicado dirigido às redações, a Associação Europeia de Universidades (EUA, na sigla inglesa) condena o ataque à Universidade Americana em Cabul, no Afeganistão, que teve lugar em 24 de agosto de 2016, com um grupo de militantes a invadir a universidade, de que resultou 16 pessoas mortas, incluindo estudantes e funcionários, e dezenas de outros feridos.

A EUA expressa as suas condolências às famílias das vítimas e a solidariedade com a Universidade, que suspendeu temporariamente as suas atividades. A Associação também destaca a barbaridade destes ataques e a realidade alarmante com que continuam a acontecer em todo o mundo.

O ataque no Afeganistão ocorre apenas alguns meses depois do ataque a Bacha Khan University no Paquistão, a 20 de Janeiro de 2016, que matou mais de 20 pessoas, perto de um ano e meio depois do terrível ataque na University College Garissa no Quénia, a 2 de Abril de 2015, que matou 147 alunos, refere a EUA.

Os ataques a universidades, aos estudantes e aos estudiosos, enfraquecem a liberdade académica, tem um impacto devastador sobre a investigação, o ensino e o acesso à educação, e prejudicam o desenvolvimento da sociedade a longo prazo.

A EUA considera que qualquer ato de violência ou ataque às instituições de educação vai contra os valores universais fundamentais da liberdade de pensamento e expressão, tolerância e autonomia. Estes atos minam a ambição e direito fundamental de qualquer pessoa a adquirir educação e poder contribuir para a sociedade, para o país e para o mundo.

Salvaguardar a liberdade e segurança das universidades e comunidades universitárias é, portanto, vital para assegurar o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento cultural e científico da humanidade.

De acordo com a sua adesão aos princípios da aliança global para proteger a educação, a EUA exorta as universidades a unirem-se para condenar o ataque à Universidade Americana no Afeganistão, apelando à comunidade internacional a tomada de medidas para proteger as universidades.

De referir que a Associação Europeia de Universidades é uma organização representativa de mais de 800 universidades em 47 países europeus.