Évora acolhe celebração do Dia da Europa 2022

Valores europeus, resiliência, cultura e juventude fazem parte da celebração do Dia da Europa, 9 de maio em 2022, que decorrerá em Évora. O programa inclui iniciativas no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público.

Évora acolhe celebração do Dia da Europa 2022
Évora acolhe celebração do Dia da Europa 2022. Foto: © Rosa Pinto

O Dia da Europa, 9 de maio, é em 2022 celebrado em Évora. Esta comemoração organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Évora e com a colaboração de várias entidades, sobretudo locais, decorrerá no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público, entre as 15h00 e as 19h00.

O programa do Dia da Europa é centrado nos objetivos e valores da União Europeia e na participação da juventude, no ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus.

Programa do Dia da Europa, 9 de maio

Às 15h00, no Palácio de D. Manuel, Sessão Protocolar do Dia da Europa (reservada a convidados). Estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora interpretam os hinos da Europa e de Portugal, a que se seguem intervenções de representantes da Comissão Europeia, do Governo português e da Câmara Municipal de Évora.

A Exposição Itinerante Multilingue “Alice no País das Maravilhas” vai estar patente no Palácio. A exposição inclui 37 exemplares da obra de Lewis Carrol traduzidos para outras tantas línguas europeias, entre as quais as 24 línguas oficiais da União Europeia. A iniciativa é da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e que é trazida a Évora pelo centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral.

Ao som do Cante Alentejano os participantes da Sessão Protocolar são conduzidos até ao Jardim.

No Jardim Público, entre as 15h00 e as 16h30, estará uma mostra de projetos no âmbito dos 35 anos do programa Erasmus, organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, com um painel de desenho colaborativo dinamizado por docentes e estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora e um encontro dos Clubes Europeus de escolas da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo.

Às 16h30, no Jardim Público, a Comissária europeia Elisa Ferreira dá início ao evento aberto ao público participando num diálogo com estudantes de diversas entidades de ensino e de formação.

A seguir decorrerá a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, onde estarão presentes elementos dos júris, autores das peças nomeadas finalistas e respetivos diretores dos órgãos de comunicação social ou professores coordenadores.

Um momento cultural que inclui uma homenagem à Ucrânia, atuações de diferentes expressões artísticas, incluindo a participação de estudantes das áreas de Música e Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, e um DJ convidado pela embaixada de França, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia, encerrarão o programa.

Identidade visual do Dia da Europa 2022

A identidade visual deste Dia da Europa 2022 foi desenvolvida por estudantes da licenciatura em Design, disciplina de Laboratório de Design Gráfico, coordenada pelo docente Tiago Navarro Marques, da Escola de Artes da Universidade de Évora, em resposta a um repto da Representação da Comissão Europeia em Portugal. A proposta selecionada é formada por uma estrela, símbolo da União, composta por elementos que representam princípios essenciais: democracia, cultura, partilha, liberdade e paz.