Exportações de bens e serviços atingem valor recorde em 2017

Portugal posicionou-se como país exportador ao atingir mais de 84 mil milhões de euros em exportações de bens e serviços, em 2017. Para o Ministério da Economia o crescimento das exportações é robusto.

Edifício do Ministério das Finanças
Edifício do Ministério das Finanças. Foto: ©Rosa Pinto

As exportações de bens e serviços cresceram de forma significativa e atingiram um valor recorde em 2017, fixando-se em mais de 84 mil milhões de euros. Um crescimento correspondente a 11,2% em relação aos últimos 6 anos.

O valor das exportações de bens e serviços em novembro de 2017 já tinha ultrapassado o valor de todas as exportações de bens e serviços de 2016, uma situação que acontece pela primeira vez desde 2011.

Fonte: Banco de Portugal
Fonte: Banco de Portugal

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citado pelo Ministério da Economia (ME), indicam que em 2017 foi atingido o valor mais elevado do peso das exportações no PIB dos últimos 23 anos.

Em face dos dados o ME considerou que “Portugal não só convergiu para a média da União Europeia (UE), diminuindo o gap existente, mas também conseguiu distanciar-se de países que tinham uma proporção similar no início do século, como é o caso de França, Itália ou Espanha.”

Os dados indicam que em 2005, as exportações representavam 26,6% do PIB e em 2017 cerca de 42,5% em 2017, o que indicam que em 13 anos o aumento foi aproximadamente 15,9%, e que durante este período, o peso médio das exportações do PIB da UE aumentou cerca de 10,9%, atingindo nos primeiros 9 meses de 2017 o valor de 45,6%.

Fonte: Eurostat, informação referente ao 3ºT
Fonte: Eurostat, informação referente ao 3ºT

Para o MF “o desempenho das exportações em 2017 é robusto, na medida em que é sustentado tanto por exportações de bens como de serviços.”

Em 2017, verificou-se que as exportações de bens representaram 64% do total das exportações e apresentaram um conjunto diversificado de setores com taxas de crescimento acima de 10%, tais como as indústrias de máquinas com 10%, plásticos com 12%, produtos metálicos com 16%, automóvel com 16%, ou as pescas com 11%, as frutas e hortícolas com 21% e as oleaginosas com um aumento de 25%. Nos serviços destaca-se o crescimento do turismo com 20% e também o dos transportes com 14%.

As indústrias de capital intensivo, que incluem a metalomecânica, máquinas, automóvel e a química, foram responsáveis por cerca de 1/3 do crescimento das exportações de bens e serviços em 2017, seguindo-se o turismo, que contribuiu com 29,1% para o crescimento, e as restantes industrias com 16,7%, onde se incluem, entre outros, o agroalimentar e bebidas, os sectores tradicionais, como os têxteis, vestuário e calçado.

O restante crescimento poderá ser explicado pelos transportes, outros serviços e pela energia. Em termos de valores absolutos, as exportações em 2017 são maioritariamente distribuídas pela indústria de capital intensivo com 32%, indústrias transformadoras com 28% e turismo com 18%.

Fonte:Banco de Portugal e INE
Fonte:Banco de Portugal e INE
Fonte:Banco de Portugal e INE
Fonte:Banco de Portugal e INE

A Balança de Pagamentos Tecnológica revela um crescimento das exportações de bens e serviços 14,3%, indicou o ME.

Para 2018, as empresas exportadoras de bens perspetivaram o crescimento mais elevado de exportações desde que o INE iniciou o seu Inquérito às empresas exportadoras, ou seja, preveem um crescimento de 5,7%, máximo dos cinco anos.