Exposição ” Aguarelas para a Rainha” no Paço Ducal de Vila Viçosa

No Paço Ducal de Vila Viçosa é inaugurada, no dia 24 de novembro de 2023, a exposição "Aguarelas para a Rainha: O Álbum de Düsseldorf oferecido a Dona Estefânia". A exposição vai estar patente até abril de 2024.

Exposição
Exposição " Aguarelas para a Rainha” no Paço Ducal de Vila Viçosa

A exposição “Aguarelas para a Rainha: O Álbum de Düsseldorf oferecido a Dona Estefânia“, no Paço Ducal de Vila Viçosa, revela uma preciosa herança da História e Arte europeias. Através da sua visita, é possível descobrir a história por trás das 22 aguarelas, uma oferta de casamento de D. Pedro V e Dona Estefânia, que imortalizam alguns dos momentos vividos pela família de Dona Estefânia em Düsseldorf, uma oferta com grande valor simbólico para a Casa Real portuguesa no século XIX.

O catálogo da exposição, “Aguarelas para a Rainha”, dá a conhecer análises críticas e contextualizadas destas pinturas, enriquecendo o entendimento do movimento artístico romântico da época. Uma forma de testemunhar o passado que ganha vida neste evento marcante na Casa de Bragança.

O álbum foi alvo de uma reprodução em 2008, ano em que se assinalou o 150º aniversário do casamento real, com estudos de Edmund Spohr, Hatto e Marianne Küffner, tendo sido exposto em 2022 no Museu Nacional de Arte Antiga e, no mesmo ano, em Düsseldorf. O conjunto de aguarelas integra o acervo do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e foi recentemente restaurado pela Fundação da Casa de Bragança.