Exposição de pintura e desenho de jovens artistas com autismo

Exposição “ExpressivaMente” de obras de pintura e desenho de jovens artistas com autismo, na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra. A exposição insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que foi assinalado a 2 de abril.

Exposição de pintura e desenho de jovens artistas com autismo.
Exposição de pintura e desenho de jovens artistas com autismo. Foto: DR

Uma exposição de pinturas e desenhos, elaborados por jovens com autismo, como o objetivo de consciencializar a população local e nacional para a doença, está patente em Coimbra até ao dia 30 de abril.

A iniciativa que se insere nas comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo é promovida pela Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC), em parceria com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra (APPDA Coimbra).

O autismo que afeta uma em cada 1000 crianças “é uma perturbação do desenvolvimento cerebral que se manifesta ao nível social e comunicacional, ao apresentar dificuldades em interagir com os outros, ou ao nível do pensamento e comportamental, com a adoção de atividades incomuns e muitas vezes ritualizadas. Outros sintomas de autismo podem ser a hiperatividade, défice de atenção, atraso mental, entre outros”, explicou Joaquim Cerejeira, Diretor Clínico da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra.

A exposição “ExpressivaMente” está aberta ao público, nas instalações da UPPC, de segunda a sábado das 9 às 20 horas, até ao dia 30 de abril.

Exposição de pintura e desenho de jovens artistas com autismo.
Exposição de pintura e desenho de jovens artistas com autismo. Foto: DR

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de atividades de formação e de investigação, na área da Psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais.