Exposição de surrealismo do século XXI em Coimbra

"Surrealismo da California, Zagreb, Lisboa e Coimbra" é a exposição patente no Instituto de Ensino Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra até 10 de janeiro de 2020, com obras de Shala Rosa, Nikolina Petolas, Paula Rosa e Santiago Ribeiro.

Exposição de surrealismo do século XXI em Coimbra
Exposição de surrealismo do século XXI em Coimbra

No mês de dezembro e até 10 de janeiro de 2020 é possível visitar a exposição “Surrealismo da California, Zagreb, Lisboa e Coimbra“, em Coimbra. A exposição conta com obras de artistas como: Shala Rosa da Califórnia, EUA; Nikolina Petolas de Zagreb, Croácia; Paula Rosa de Lisboa e Santiago Ribeiro de Coimbra.

A exposição que foi inaugurada no dia 21 de novembro está patente no Espaço dedicado à Cultura do Instituto de Ensino Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Uma exposição que também tem como objetivo dar a conhecer um estilo de arte e incentivar à cultura alunos e a população em geral.

Os artistas

Shala Rosa
Obra de Shala Rosa. Foto: DR

Shala Rosa é considerada como a maior artista surrealista feminina do século XXI dos Estados Unidos e conta já com inúmeras exposições a nível internacional, incluindo Portugal ou cidades como Atlanta, Pádua, Paris, Las Vegas, Los Angeles ou Doral na Florida. A artista vive em San Juan Capistrano, cidade localizada no estado norte-americano da Califórnia.

Nikolina Petolas
Obra de Nikolina Petolas. Foto: DR

Nikolina Petolas vive e trabalha em Zagreb na Croácia, de onde envia o seu trabalho para todo o mundo. Expôs já várias vezes em Portugal a convite de Santiago Ribeiro, e em muitas outras cidades e países. A artista vai brevemente expor em Paris, com uma exposição individual.

Paula Rosa
Obra de Paula Rosa. Foto: DR

Paula Rosa vive e trabalha em Lisboa de onde promove sua arte para todo o mundo. Tem participado em inúmeras exposições nacionais e internacionais algumas delas a convite de Santiago Ribeiro, como nas cidades de Dallas, Mississípi, Berlin, Madrid, Paris e Granada.

Santiago Ribeiro
Obra de Santiago Ribeiro. Foto: DR

Santiago Ribeiro, de Coimbra, é um dos mais dinâmicos artistas surrealistas portugueses. O artista tem vindo a promover sua arte e o surrealismo do séc. XXI em todo o mundo. De lembrar que nestes dois meses expõe em Minsk na Bielorrússia, Nova Delhi na India, na Sicília no sul de Itália e mais uma vez em Moscovo, onde expõe regularmente desde 2011.

Santiago Ribeiro foi o fundador da Internacional Surrealism Now e à qual pertencem as três artistas. Trata-se da maior exposição de arte surrealista do século XXI que teve início em 2010 organizada pela Fundação Bissaya Barreto.

Desde a criação da Internacional Surrealism Now, Santiago Ribeiro tem exposto sua arte em Berlim, Moscovo, Nova York, Dallas, Los Angeles, Mississippi, Varsóvia, São Petersburgo, Nantes, Paris, Londres, Pequim, Florença, Madrid, Granada, Barcelona, Lisboa, Belgrado, Monte Negro, Roménia, Japão, Taiwan e Brasil e em várias cidades portugueses. Outras cidades como Minsk, Nova Delhi e Caltagirone na Sicília fazem parte também da listas dos locais de exposição.