Exposição fotográfica ‘Real Vinícola – Uma Reconversão’, de Luís Ferreira Alves

Na Galeria Municipal de Matosinhos a exposição fotográfica de Luís Ferreira Alves mostra a requalificação do antigo quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos. O fotógrafo captou de forma singular os traços de uma “arquitetura em transformação”.

Exposição fotográfica ‘Real Vinícola - Uma Reconversão’ de Luís Ferreira Alves
Exposição fotográfica ‘Real Vinícola - Uma Reconversão’ de Luís Ferreira Alves. Foto: ®Luís Ferreira Alves

A exposição ‘Real Vinícola – Uma Reconversão’ do fotógrafo Luís Ferreira Alves está patente na Galeria Municipal de Matosinhos, de 26 de maio a 22 de setembro de 2018. Uma exposição fotográfica que “dá testemunho do processo que permitiu transformar a ruína do mais antigo edifício industrial de Matosinhos-Sul num equipamento cultural de referência.”

O fotógrafo captou as diversas fases de requalificação do antigo quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos, para a atual sede da Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura e da Orquestra Jazz de Matosinhos. Uma obra nomeada para diversos prémios nacionais e internacionais e foi recentemente distinguida com o Prémio Nacional de Requalificação Urbana.

A exposição, de que é curador, o arquiteto Guilherme Machado Vaz, é acompanhada de um catálogo que inclui textos de Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e do historiador Joel Cleto. Aliás Luís Ferreira Alves é um reconhecido fotógrafo de arquitetura e autor de algumas das “mais icónicas imagens de edifícios projetados por Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura”.

Para este trabalho, a pedido da Câmara Municipal de Matosinhos, Luís Ferreira Alves “acompanhou todo o processo de requalificação do antigo quarteirão da Avenida Menéres”, desde a captura da “ruína que existia em 2014, os trabalhos de construção civil”, e no final da obra captou “a luz dos espaços projetados pelo arquiteto Guilherme Machado Vaz.”

As fotografias da ‘Real Vinícola – Uma Reconversão’ fixam para memória futura “um dos maiores e mais ambiciosos projetos de requalificação urbana realizados em Portugal nos últimos anos.

“Do encanto quase selvagem da ruína inicial à obra concluída e enriquecida pelas esculturas de José Pedro Croft que representaram Portugal na última Bienal de Veneza” o fotógrafo captou “a luz e a linha com o irrepreensível rigor que fizeram dele, um dos nomes maiores da fotografia de arquitetura em Portugal.”

Exposição fotográfica ‘Real Vinícola - Uma Reconversão’ de Luís Ferreira Alves
Exposição fotográfica ‘Real Vinícola – Uma Reconversão’ de Luís Ferreira Alves. Foto: © Luís Ferreira Alves

Luís Ferreira Alves tem fotografado a obra dos maiores arquitetos portugueses, que tem vindo a publicar regularmente em revistas internacionais. Natural de Valadares, Vila Nova de Gaia, onde nasceu, em 1938, tem-se dedicado à fotografia de arquitetura desde o início da década de 1980. Autor de inúmeros livros e exposições tendo em 2013 sido reconhecido com o titulo de Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos.