Exposição “LUGAR CATIVO” no centro do Porto

Lionesa Group, a SIGN e o Museu Nacional Soares dos Reis apresentam a exposição “LUGAR CATIVO”, na Rua do Cativo, no Porto. A exposição, a inaugurar dia 29 de setembro, a céu aberto é uma seleção de obras do acervo do Museu.

Exposição “LUGAR CATIVO” no centro do Porto
Exposição “LUGAR CATIVO” no centro do Porto

O movimento Arte pela Arte, criado pelo Lionesa Group, juntou-se ao projeto Outros Lugares, do Museu Nacional Soares dos Reis, e à SIGN para apresentar “LUGAR CATIVO”, uma exposição aberta à cidade, de uma seleção de obras do acervo do museu.

A inauguração da exposição está agendada para o próximo dia 29, pelas 15h30, na Rua do Cativo, no Porto, com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

“LUGAR CATIVO” é um conjunto de retratos que posiciona o seu olhar sobre a cidade e o espetador, uma observação bidirecional entre a personagem representada e o seu público, e vice-versa, num diálogo desenvolvido à medida de cada pessoa. Estas cerca de 40 obras são reproduções colocadas nas fachadas dos edifícios.

Reforçando o lema do Museu “Um museu de pessoas, por pessoas para pessoas”, o programa Outros Lugares pretende dar continuidade à itinerância, no território, das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis com entidades parceiras. A ação propõe-se extravasar o espaço do Museu e a sua organização formal para envolver curadorias improváveis e diferenciadoras atendendo à natureza dos parceiros, ao local de apresentação e aos respetivos contextos.

A seleção de obras que vai estar patente na Rua do Cativo, ao longo dos próximos meses para usufruto de quem pela rua passar, encontra no Cativo um espaço dedicado à democracia cultural. Esta é uma iniciativa conjunta do Lionesa Group, do Museu Nacional Soares dos Reis e da SIGN – Wide Format Printing.

A exposição assinala também o 1º aniversário do Lionesa Group e dá continuidade à iniciativa Arte pela Arte, um movimento que vê na arte uma lupa sobre o território, um estetoscópio sobre o próximo, um estereoscópio sobre toda uma comunidade.

Projeto Arte pela Arte

O movimento Arte pela Arte teve início aquando do investimento em edifícios na histórica Rua do Loureiro, no Porto. Emparedados transitoriamente por segurança sanitária e orientações municipais, o Lionesa Group começou a intervenção de requalificação do edificado abrindo a rua à cidade através da arte. Cinco intervenções artísticas foram o resultado da parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Esta primeira iniciativa proporcionou uma verdadeira galeria de arte ao ar livre, totalmente aberta aos visitantes e habitantes locais da Rua do Loureiro.

Segue-se agora o projeto “Lugar Cativo” que vai dar continuidade ao Movimento Arte pela Arte, em parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis e a SIGN, num objetivo muito claro de transformação do território num centro de partilha de cultura, vida e arte.

Projeto Outros Lugares

O programa Outros Lugares tem como propósito afirmar o Museu Nacional Soares dos Reis como um lugar que extravasa o seu espaço e organização formais para envolver curadorias improváveis e diferenciadoras atendendo à natureza dos parceiros, ao local de apresentação e aos respetivos contextos.

No âmbito deste programa foram já apresentadas a Exposição 42 DESENHOS DE ANTÓNIO CARNEIRO PARA O INFERNO DE DANTE, na Casa dos Livros, no Porto; e a Exposição CICLO DA VIDA, a qual, a partir da alegoria QUATRO ESTAÇÕES, uma série de quatro telas do século XVII, levou ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, um núcleo de pinturas que estabelecem uma relação com as diferentes fases da vida do Ser Humano.

O projeto Lugar Cativo materializa um novo modelo de gestão do Património Cultural pela associação de entidades públicas e entidades privadas, num esforço de democratizar, cada vez mais, o acesso à cultura e de confrontar o público com as obras de arte em espaços pouco prováveis, procurando suscitar a visita às obras no seu contexto formal de exposição no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.