Fantasporto exibe 11 filmes de alunos da UMinho

Fantasporto selecionou e vai exibir 44 filmes de nove escolas, 11 curtas-metragens de estudantes da Universidade do Minho. Os filmes são exibidos às 16h00 do dia 1 de março, no Teatro Rivoli, e concorrem ao ‘Prémio Cinema Português - Universidades e Escolas de Cinema’.

Do filme ‘Amo(r)-te’, de Vanessa Cortez
Do filme ‘Amo(r)-te’, de Vanessa Cortez. Foto: DR

O 38º FantasportoFestival Internacional de Cinema do Porto, um dos principais festivais do género a nível mundial, exibe 44 curtas-metragens de nove escolas, destas 11 são de estudantes de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho. Os filmes dos estudantes vão ser exibidos às 16h00 do dia 1 de março, no Teatro Rivoli, e concorrem ao ‘Prémio Cinema Português – Universidades e Escolas de Cinema

As 11 curtas-metragens dos estudantes a concurso são: ‘Fear’, de Dênis Fernandes; ‘Os Médicos do Povo’, de Juliana Ramalho; ‘Demons’, de Jennifer Gomes; ‘Amo(r)-te’, de Vanessa Cortez; ‘Locked Up’, de Carolina Estrella; ‘Mad Hatter’, de Joana Sofia Carvalho; ‘Recantiga’, de Ana Martins; ‘Terminal de Cruzeiros’, de Inês Paredes; ‘Opia’, de Gabriela Ferreira e Mário Almeida; ‘Quantas Almas Tenho’, de António Magalhães, David Rodrigues e João Pereira; e ‘Aqui Vai o Ganso’, de Mariana Duarte, Diogo Rodrigues, Rui Araújo e Francisco Sousa.

Alguns dos trabalhos nomeados para concurso foram já elogiados, no Festival de Curtas do Faial (Açores) e no 15º BragaCine, onde o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (UMinho) foi a indicada como a ‘Melhor Escola de Cinema’.

É já a sétima presença de curtas-metragens no Fantasporto com realização de estudantes da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho, e que foram, nos trabalhos, acompanhados pelos realizadores e professores Martin Dale e Pedro Flores. Martin Dale é um dos intervenientes no fórum sobre o financiamento dos agentes culturais, inserido no evento, às 11h00 do dia 1 de março.

Martin Dale referiu, citado em comunicado pela UMinho, que “os estudantes estão bem preparados para o futuro e querem agora mostrar o seu potencial neste reputado festival, onde se promove e premeia jovens talentos vindos de todo o país”

No total concorrem ao ‘Prémio Cinema Português’ 44 filmes de nove escolas, onde se incluem: escolas das universidades do Minho, Lusófona de Lisboa, Católica do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro; Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa; Escola Superior Artística do Porto; Escola Artística de Soares dos Reis; Escola Superior de Arte e Design do Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto.

O prémio tem como objetivo “incentivar a melhoria da produção nacional e a acessibilidade dos estudantes de cinema e cineastas ao mundo profissional.”