Farmacêuticas de medicamentos veterinários criam nova Associação, a APIFVET

Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários acaba de ser criada pelas empresas farmacêuticas. A nova associação com 95% do mercado nacional tem como objetivo dar uma voz ativa e independente ao setor.

Farmacêuticas de medicamentos veterinários criam nova Associação, a APIFVET
Farmacêuticas de medicamentos veterinários criam nova Associação, a APIFVET. Foto: Rosa Pinto

A nova Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) junta as maiores empresas a atuar no mercado português na área dos medicamentos veterinários com o objetivo de “dar uma maior identidade ao setor, que tem apresentado um crescimento claro nos últimos anos.”

Em 2010, o valor do mercado da saúde animal representava 93.9 milhões de euros, tendo em 2016 atingido um valor de 103.5 milhões de euros, indicam dados do relatório de 2016 da APIFARMA.

Para Jorge Moreira da Silva, Presidente da APIFVET, “este crescimento é um dos aspetos que justifica a necessidade de criar uma voz ativa e independente para o setor de medicamentos veterinários. Pretendemos representar 95% do mercado nacional, sendo o principal interlocutor das empresas do setor perante os seus diversos stakeholders promovendo sempre o cumprimento de todos os aspetos legais, éticos e deontológicos”.

As empresas farmacêuticas de medicamentos veterinários que anteriormente estavam associados na APIFARMA, mas decidiram criar a APIFVET por entenderam que “as crescentes diferenças legislativas e regulamentares entre o setor da saúde animal e a saúde humana justificam a criação desta nova Associação empresarial que, pela sua representatividade, passará a ser uma Entidade fortemente relacionada com a temática da saúde animal em geral e do medicamento veterinário em particular.”