Fátima: Cardeal Filipino preside às celebrações do 13 de maio

Arcebispo de Manila, D. Luís Antonio Tagle, preside às celebrações do 13 de maio, em Fátima. O número de peregrinos no Santuário de Fátima oriundos da Ásia tem vindo a crescer e entre eles os oriundos das Filipinas e da Coreia do Sul.

Fátima: Cardeal Filipino preside às celebrações do 13 de maio
Fátima: Cardeal Filipino preside às celebrações do 13 de maio. Foto: © Rosa Pinto

A Peregrinação Internacional de maio está a ser presidida pelo cardeal filipino e arcebispo de Manila, D. Luis Antonio Tagle. Esta presença do cardeal nas celebrações do 13 de maio, em Fátima, é sinal de atenção à Ásia, quando se verifica um número crescente de peregrinos oriundos da Ásia no Santuário de Fátima.

Dados do santuário de Fatima indicam que nos primeiros quatro meses de 2019, o Santuário acolheu 60 grupos de peregrinos asiáticos que se fizeram anunciar nas celebrações do programa oficial, sendo nove oriundos das Filipinas.

Neste primeiro quadriénio de 2019, em que o Santuário convidou os peregrinos a darem graças por Peregrinar em Igreja, oferecendo um conjunto de propostas de oração (catequeses) e de reflexão (simpósio e eventos formativos) sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima,

De janeiro a abril os peregrinos sul coreanos destacaram-se, em número, na Cova da Iria, entre os grupos asiáticos. Num período em que o Santuário convidou os peregrinos a darem graças por Peregrinar em Igreja, oferecendo um conjunto de propostas de oração (catequeses) e de reflexão (simpósio e eventos formativos) sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima.

Dos grupos que solicitaram apoio ao Departamento de Acolhimento de Peregrinos para a realização de celebrações particulares nos diferentes espaços do Santuário, nos primeiros 4 meses do ano, 30 grupos foram provenientes da Coreia do Sul, num total de 730 peregrinos entre os 1.934 peregrinos asiáticos registados no Santuário. Neste período o Sri Lanka foi o terceiro país asiático com o maior número de grupos, neste caso oito, e o segundo em número de peregrinos com 428.

O santuário indicou ainda que os peregrinos asiáticos bem como os italianos são os que mais procuram a exposição permanente Fátima Luz e Paz, no Museu do Santuário de Fátima, e dentro destes grupos os peregrinos filipinos e do Sri Lanka são os que mais procuram os espaços expositivos do Santuário, e solicitam visitas guiadas.

Em 2018 foram 456 os grupos que visitaram a Cova da Iria, provenientes da Ásia, destes 125 grupos eram sul coreanos, 93 filipinos, 48 indonésios e 36 vietnamitas. De entre os 15 mil peregrinos em grupos organizados verificaram-se também proveniências da India, China, Sri Lanka, Malásia, Singapura, Japão e Tailândia.

Dos grupos inscritos, até finais de abril, para a peregrinação de maio, cerca de 10% dos peregrinos são provenientes de Hong Kong, Coreia do Sul, Vietname, Filipinas e Singapura.

Luis Antonio Tagle é cardeal comprometido com a pastoral social

Arcebispo de Manila, nas Filipinas, desde 2011 e o atual presidente da Cáritas Internacional, Luis Antonio Tagle, foi ordenado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012, tendo recebido o barrete cardinalício, o anel de cardeal e o título de São Félix de Cantalice a Centocelle.

O cardeal, de nacionalidade filipina, estudou filosofia no Seminário de São José, em Manila, e teologia na Universidade Ateneu de Manila. Foi ordenado diácono a 18 de julho de 1981, no Seminário São José, Manila. A 27 de fevereiro de 1982, foi ordenado presbítero.

Entre 1987 até 1991, voltou a estudar teologia na Universidade Católica da América, Washington DC, onde obteve o grau de Doutor em teologia. E de 1997 até 2002 foi membro da Comissão Teológica Internacional.

Eleito bispo de Imus em 22 de outubro de 2001, foi consagrado em 12 de dezembro, pelo cardeal Jaime Lachica Sin, arcebispo de Manila, assistido por Manuel C. Sobreviñas, bispo emérito de Imus, e por D. Pedro Arigó, bispo titular de Mactaris, vigário apostólico de Puerto Princesa. Promovido à sé metropolitana de Manila, em 13 de outubro de 2011, tomou posse em 12 de dezembro desse mesmo ano. Em 29 de junho de 2012, durante a Festa de São Pedro e São Paulo, recebeu o pálio do Papa Bento XVI na basílica de São Pedro.

Programa das celebrações do 13 de maio

Dia 12 maio
14h00 Encontro para Guias de Peregrinos a pé – Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores
16h30 Missa, com a participação dos doentes – Capelinha das Aparições
17h30 Procissão Eucarística – Recinto de Oração
18h30 Saudação a Nossa Senhora-Capelinha das Aparições
21h30 Rosário, seguido de Procissão das Velas-Capelinha das Aparições
22h30 Missa-Recinto de Oração

Dia 13 maio
07h00 Procissão Eucarística-Recinto de Oração
09h00 Rosário-Capelinha das Aparições
10h00 Missa-Recinto de Oração