Fátima Cardoso distinguida com Prémio Avançado de Cancro da Mama

Fátima Cardoso, Diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, distinguida com Prémio de Cancro da Mama Avançado 2019. O prémio reconhece o trabalho da investigadora ao lançar uma Aliança Global contra o cancro da mama avançado.

Fatima Cardoso distinguida com Prémio Avançado de Cancro da Mama
Fatima Cardoso distinguida com Prémio Avançado de Cancro da Mama. Foto: DR

A Escola Europeia de Oncologia juntamente com a Aliança Global pelo Cancro da Mama Avançado concede o Prémio de Cancro da Mama Avançado 2019 a Fátima Cardoso, Diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, em Lisboa. Um prémio atribuído “em reconhecimento de sua previsão em entender a importância do cancro da mama avançado e por lançar uma Aliança Global contra ele”.

O prémio vai ser entregue a Fatima Cardoso em 14 de novembro, no arranque da Conferência Advanced Breast Cancer Fifth International Consensus, em Lisboa, por Larry Norton, Diretor médico do Evelyn H. Lauder Breast Center at Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), de Nova Iorque (EUA).

Reconhecendo que o cancro da mama avançado era uma doença frequentemente negligenciada em favor de encontrar novos tratamentos para o cancro da mama precoce, Fatima Cardoso foi fundamental para estabelecer as conferências bienais do Cancro da Mama Avançado, a primeira em 2011, em Lisboa.

Em 2016, a investigadora lançou a Advanced Breast Cancer (ABC) Global Alliance em Paris para continuar o trabalho das conferências. Desde então, o número de membros tem vindo a crescer e atualmente existem 177 membros, de entre instituições científicas, organizações de defesa de pacientes, indivíduos e empresas, em 84 países em todo o mundo e, em 2020, passará de uma iniciativa para uma organização independente, sendo a Escola Europeia de Oncologia um membro importante.

A missão da Aliança é:

melhorar e prolongar a vida de mulheres e homens vivendo com cancro da mama avançado em todos os países do mundo e lutar pela cura;

aumentar a conscientização sobre o cancro da mama avançado e fazer lobby em todo o mundo para melhorar a vida dos pacientes com cancro da mama avançado.

Fatima Cardoso referiu: “Estou profundamente honrada em receber este prémio, não em meu nome, mas em nome da ABC Global Alliance e em nome de todos os pacientes com cancro da mama avançado em todo o mundo. É para eles e com eles que trabalhamos. Todos os dias sou humilhada e inspirada pela sua força, coragem e dedicação”.