Fausto Neves leva Beethoven ao Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos

O solista, Fausto Neves, em concerto no Estúdio da Orquestra de Jazz de Matosinhos, na Real Vinícola. O concerto de piano, com entrada gratuita, dedicado a Beethoven, decorre no sábado, 11 de maio de 2019.

Fausto Neves leva Beethoven ao Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos
Fausto Neves leva Beethoven ao Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos

No sábado, 11 de maio, pelas 19 horas, Fausto Neves, um dos mais notáveis pianistas nacionais, sobe ao palco do Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos para um recital totalmente dedicado a composições de Ludwig van Beethoven “que assinalaram a rutura com as esgotadas tradicionais e estereotipadas variações clássicas, iniciando uma época de monumentos musicais”.

O concerto de piano que está integrado no programa de música erudita de Matosinhos é de entrada gratuita. O recital abre com a ‘Pastoral’, “sonata que, em 1801, constituiu uma espécie de epílogo para o trabalho que Beethoven realizou durante o século XVIII ”preparando terreno para as sonatas experimentais que se lhe seguirão e que conduziram à genialidade de peças como ‘Tempestade’, ‘Waldstein’, ‘Apassionata’ ou ‘Les Adieux’”.

O recital segue com “Seis Variações sobre um Tema Original em Fá Maior, op. 34”, que é “testemunho da entrada do compositor alemão numa nova era de maior liberdade e criatividade”.

No fecho do recital a “Sonata em Mi maior, op. 109”, “correspondente à fase monumental da obra de Ludwig van Beethoven, arrebatadora e de grande inventividade”.

Fausto Neves tem nas últimas cinco décadas subido aos palcos das grandes salas nacionais, mas também da Europa e da América. O Solista é hoje um dos mais distintos pianistas nacionais, possuidor, segundo João de Freitas Branco, de “uma interioridade fina, com sentido de estilo”.

O ciclo de piano do programa Música em Matosinhos vai decorrer até 29 de junho, e do programa constam também nomes como: Pedro Burmester, Artur Pizarro, Luís Pipa, Marta Meneses ou Vasco Dantas. A Música em Matosinhos é programa de música erudita da Câmara Municipal de Matosinhos, que acontece há mais de uma década e inclui este ano, entre outros, um conjunto de recitais do Quarteto de Cordas de Matosinhos nas igrejas do concelho, com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso e a fruição da música clássica.