FCT abre concurso “AI 4 COVID19” de 3 milhões de euros

Fundação para a Ciência e a Tecnologia aceita candidaturas ao concurso “AI 4 COVID19”, de 30 de março a 28 de maio de 2020. O Concurso destina-se a projetos de processamento de dados sobre a pandemia do novo coronavírus SARS CoV2 e COVID-19.

FCT abre concurso “AI 4 COVID19” de 3 milhões de euros
FCT abre concurso “AI 4 COVID19” de 3 milhões de euros. Foto: DR

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abre segunda-feira, dia 30 de março, o concurso “AI 4 COVID19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública”. As candidaturas estão abertas de 30 de março a 28 de maio de 2020.

O concurso é destinado a projetos orientados para o processamento de dados no âmbito da pandemia do novo coronavírus SARS CoV2 e da doença COVID-19, envolvendo atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) que contribuam para combater a atual e futuras pandemias através da ciência dos dados e da inteligência artificial.

Os projetos são desenvolvidos em parceria entre a administração pública e as instituições de I&D, com enfoque no apoio aos cidadãos e aos serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde. As iniciativas podem ter uma duração de 24 a 36 meses.

Cada projeto selecionado terá um financiamento até 240 mil euros, sendo o valor total desta linha de financiamento de 3 milhões de euros. O “AI 4 COVID-19” vai complementar uma linha de financiamento excecional lançada esta semana pela FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), a “Research 4 COVID19”, para apoiar atividades de I&D orientadas para aplicações imediatas de combate ao COVID19.

A FCT refere que os avanços de técnicas de computação e inteligência artificial permitem analisar os diferentes conjuntos de microdados de forma cada vez mais complexa, combinando-os para retirar conhecimento que antes era inacessível.

Neste contexto a comunidade científica é essencial para desenvolver um modelo de administração pública baseado em métodos de análise avançada que permitam tirar todo o potencial dos dados existentes.