FCT aprova 515 contratos de trabalho de investigadores

Fundação para a Ciência e a Tecnologia aprova contratos de trabalho para 515 investigadores. Os investigadores foram selecionados no 1.º Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual.

FCT aprova 515 contratos de contratos de investigadores
FCT aprova 515 contratos de contratos de investigadores. Foto: © Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) acaba de divulgar os resultados do 1.º Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual (CEEC Individual), e indicou que “foram aprovados 515 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas e nas quatro categorias contratuais.”

Como resultado do concurso passam a ser financiados 280 contratos da categoria de Investigador Júnior, 163 de Investigador Auxiliar, 68 de Investigador Principal e 4 de Investigador Coordenador.

Dos 515 investigadores agora selecionados para contratos financiados, 53% são mulheres, por outro lado a FCT indica que “os resultados do concurso revelam ainda a elevada internacionalização da ciência portuguesa, uma vez que 100 investigadores são estrangeiros – quase 20% daqueles que serão financiados.”

FCT indica que vai enviar os contratos programas às instituições para firmar o acordo de financiamento.

Os investigadores candidatos foram selecionados de acordo com os procedimentos do concurso que envolveu um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais e coordenado por José Carlos Marques dos Santos.

A taxa de sucesso global do concurso foi de 12,5%, tendo sido selecionados para financiamento 12% dos candidatos a investigador júnior, 12,8% dos candidatos a investigador auxiliar, 13,2% dos candidatos a investigador principal e 57,1% dos candidatos a investigador coordenador.

Por áreas científicas verifica-se uma distribuição com 173 contratos em Ciências Naturais, 99 em Engenharias e Tecnologia, 72 em Humanidades e Artes, 72 em Ciências Sociais, 64 em Ciências Médicas e da Saúde e 35 em Ciências Agrárias e Veterinárias.

A 2.ª edição do concurso de 2018 tem candidaturas abertas até ao próximo dia 20 de fevereiro, e as candidaturas vão ser depois complementadas pela fase de associação das instituições aos candidatos.

A FCT indica que decorre atualmente “nas instituições a contratação de investigadores no CEEC Institucional 2018, no âmbito do qual foram atribuídos 400 lugares” e que em ambos os concursos, o contrato, financiado pela FCT, “é assinado entre a instituição de acolhimento e o investigador doutorado”.