Feira de São Mateus de Elvas com história e cultura

Música, diversão, artesanato, gastronomia, produtos regionais e a grande romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade transformam Elvas de 20 de setembro a 1 de outubro. A Feira de São Mateus de Elvas é já uma tradição de encontro no Alentejo.

Feira de São Mateus de Elvas
Feira de São Mateus de Elvas

Elvas, a cidade Património Mundial com o maior sistema de fortificações abaluartadas terrestres do mundo. Visitar Elvas é fazer uma viagem na história, pela arquitetura militar e pela cultura de um passado que é presente e onde ainda hoje se cruzam gentes, hábitos e tradições.

A Feira de São Mateus, que se realiza no Parque da Piedade, e que decorre durante 12 dias de 20 de setembro a 1 de outubro, inclui música, diversão e a romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade.

O recinto das festas, localizado no Parque da Piedade, junto à Igreja do Senhor da Piedade, conta com os habituais stands de exposição institucional, artesanato e gastronomia, onde podem ser adquiridos variados produtos típicos da região do Alentejo.

No mesmo recinto dois palcos de espetáculos, por onde vão passar vários artistas e grupos com variados estilos musicais, como o rock, o pop, o fado e a música tradicional.

Um dos palcos é destinado à atuação de grupos elvenses e de cariz mais popular, denominado por Praça da Feira. Os espetáculos programados para este palco da Praça da Feira são de acesso livre, gratuitos todos os dias, onde a partir das 18h00, vai haver música popular, fado e os grupos de cantares tomam conta do palco até à 01h00.

Na Zona de Espetáculo, em recinto coberto, há dois palcos distintos, um para a atuação das bandas e outro para a atuação dos Dj’s -, por onde vão passar vários artistas conhecidos a nível nacional.

No dia 20 de setembro, Herman José, inicia a programação dos Espetáculos, no dia 21 é a vez de Miguel Gameiro & Pólo Norte Projeto Ibéria, no dia 22 sobe ao palco Miguel Araújo, no dia 23 é a vez dos Xutos e Pontapés, no dia 28, Diogo Piçarra e o dia 29 será Matias Damásio a subir ao palco. A encerrar os concertos na Zona de Espetáculos estará, no dia 30 de setembro, Tony Carreira.

Nos dias 20 e 21 de setembro o acesso ao recinto é gratuito, a partir do dia 22 é necessário bilhete. Os concertos têm início às 23.00 horas.

Romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade

A romaria honra ao Senhor Jesus da Piedade, que data de 1737, sai à rua no dia 20 de setembro, onde participam milhares de fiéis na Procissão dos Pendões. A procissão percorre o trajeto que vai desde a Igreja da Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé de Elvas), localizada no centro da cidade Património Mundial, até à Igreja do Senhor da Piedade, em pleno recinto de festas de São Mateus.

Os milhares de romeiros leva a que a procissão, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves, atinja dois a três quilómetros de comprimento. Durante a procissão são transportados os pendões que representam a vida civil, religiosa e administrativa das paróquias, associações, freguesias e localidades do concelho de Elvas e, também, de concelhos vizinhos.

Bilhetes e descontos

O acesso ao recinto do Parque da Piedade é gratuito, assim como aos espetáculos na Praça da Feira.

O acesso à Zona de Espetáculos, no recinto coberto, é gratuito nos dias 20 e 21 de setembro e de 22 a 30 de setembro o preço do bilhete diário é de 5 euros. Para quem pretender assistir a todos os dias de espetáculos pode adquirir a pulseira semanal, que tem um custo de 20 euros.

A pensar naqueles que pretendem assistir apenas aos Dj´s é cobrado um valor unitário de 2,5 euros, que é pago a partir da atuação do Dj, nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro. Nos dias 20 e 21 a entrada é grátis.

Os portadores do Cartão Smartjovem (20%), do Cartão Idade de Ouro (50%) e Família Mais (50%) têm direito a descontos. Também as empresas e instituições que queiram comprar mais de 30 bilhetes podem usufruir de 20% de desconto.

As crianças e jovens até aos 15 anos (inclusive) não pagam entrada, mas este ano têm uma novidade, uma pulseira branca, que lhes dá acesso ao recinto dos espetáculos e dos Dj’s, que pode ser levantada mediante a apresentação do Cartão de Cidadão.

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo de Elvas.

Posto de Turismo de Elvas | Praça da República 2, 7350-002 Elvas

Preço dos bilhetes: entre 2,5 euros a 20 euros

A organização do São Mateus é da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas.

Cartaz de Espetáculos
Cartaz de Espetáculos
Cartaz da Feira de São Mateus em Elvas
Cartaz da Feira de São Mateus em Elvas