Feira de São Mateus de Elvas com história e cultura

Música, diversão, artesanato, gastronomia, produtos regionais e a grande romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade transformam Elvas de 20 de setembro a 1 de outubro. A Feira de São Mateus de Elvas é já uma tradição de encontro no Alentejo.

0
1
Partilhas
Feira de São Mateus de Elvas
Feira de São Mateus de Elvas

Elvas, a cidade Património Mundial com o maior sistema de fortificações abaluartadas terrestres do mundo. Visitar Elvas é fazer uma viagem na história, pela arquitetura militar e pela cultura de um passado que é presente e onde ainda hoje se cruzam gentes, hábitos e tradições.

A Feira de São Mateus, que se realiza no Parque da Piedade, e que decorre durante 12 dias de 20 de setembro a 1 de outubro, inclui música, diversão e a romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade.

O recinto das festas, localizado no Parque da Piedade, junto à Igreja do Senhor da Piedade, conta com os habituais stands de exposição institucional, artesanato e gastronomia, onde podem ser adquiridos variados produtos típicos da região do Alentejo.

No mesmo recinto dois palcos de espetáculos, por onde vão passar vários artistas e grupos com variados estilos musicais, como o rock, o pop, o fado e a música tradicional.

Um dos palcos é destinado à atuação de grupos elvenses e de cariz mais popular, denominado por Praça da Feira. Os espetáculos programados para este palco da Praça da Feira são de acesso livre, gratuitos todos os dias, onde a partir das 18h00, vai haver música popular, fado e os grupos de cantares tomam conta do palco até à 01h00.

Na Zona de Espetáculo, em recinto coberto, há dois palcos distintos, um para a atuação das bandas e outro para a atuação dos Dj’s -, por onde vão passar vários artistas conhecidos a nível nacional.

No dia 20 de setembro, Herman José, inicia a programação dos Espetáculos, no dia 21 é a vez de Miguel Gameiro & Pólo Norte Projeto Ibéria, no dia 22 sobe ao palco Miguel Araújo, no dia 23 é a vez dos Xutos e Pontapés, no dia 28, Diogo Piçarra e o dia 29 será Matias Damásio a subir ao palco. A encerrar os concertos na Zona de Espetáculos estará, no dia 30 de setembro, Tony Carreira.

Nos dias 20 e 21 de setembro o acesso ao recinto é gratuito, a partir do dia 22 é necessário bilhete. Os concertos têm início às 23.00 horas.

Romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade

A romaria honra ao Senhor Jesus da Piedade, que data de 1737, sai à rua no dia 20 de setembro, onde participam milhares de fiéis na Procissão dos Pendões. A procissão percorre o trajeto que vai desde a Igreja da Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé de Elvas), localizada no centro da cidade Património Mundial, até à Igreja do Senhor da Piedade, em pleno recinto de festas de São Mateus.

Os milhares de romeiros leva a que a procissão, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves, atinja dois a três quilómetros de comprimento. Durante a procissão são transportados os pendões que representam a vida civil, religiosa e administrativa das paróquias, associações, freguesias e localidades do concelho de Elvas e, também, de concelhos vizinhos.

Bilhetes e descontos

O acesso ao recinto do Parque da Piedade é gratuito, assim como aos espetáculos na Praça da Feira.

O acesso à Zona de Espetáculos, no recinto coberto, é gratuito nos dias 20 e 21 de setembro e de 22 a 30 de setembro o preço do bilhete diário é de 5 euros. Para quem pretender assistir a todos os dias de espetáculos pode adquirir a pulseira semanal, que tem um custo de 20 euros.

A pensar naqueles que pretendem assistir apenas aos Dj´s é cobrado um valor unitário de 2,5 euros, que é pago a partir da atuação do Dj, nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro. Nos dias 20 e 21 a entrada é grátis.

Os portadores do Cartão Smartjovem (20%), do Cartão Idade de Ouro (50%) e Família Mais (50%) têm direito a descontos. Também as empresas e instituições que queiram comprar mais de 30 bilhetes podem usufruir de 20% de desconto.

As crianças e jovens até aos 15 anos (inclusive) não pagam entrada, mas este ano têm uma novidade, uma pulseira branca, que lhes dá acesso ao recinto dos espetáculos e dos Dj’s, que pode ser levantada mediante a apresentação do Cartão de Cidadão.

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo de Elvas.

Posto de Turismo de Elvas | Praça da República 2, 7350-002 Elvas

Preço dos bilhetes: entre 2,5 euros a 20 euros

A organização do São Mateus é da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas.

Cartaz de Espetáculos
Cartaz de Espetáculos
Cartaz da Feira de São Mateus em Elvas
Cartaz da Feira de São Mateus em Elvas

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz