Feira dos queijos DOP da Região Centro

Produtores e Queijarias da Região Centro continuam a apostar na valorização da produção de alguns dos melhores queijos do país, como o Queijo Serra da Estrela DOP, Queijo da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP. O recurso a feiras online tem sido uma das opções.

Feira dos queijos DOP da Região Centro
Feira dos queijos DOP da Região Centro. Foto: DR

Pastores, produtores de leite, queijarias e distribuidores insistem em não deixar cair por terra a produção dos melhores queijos com qualificação DOP na Região Centro do país. A tarefa não está a ser fácil para manter todo o circuito produtivo do Queijo Serra da Estrela DOP, Queijo da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP, em pleno estado de emergência e confinamento geral.

Todos os intervenientes no setor do queijo têm sido vítimas da situação económica motivada pela pandemia de COVID-19 sofrido, mas, face à atual evolução da situação epidemiológica, o Setor está agora a depositar esperança na retoma, ainda que lenta, já a partir da Páscoa.

Na passada época natalícia, o stock do Queijo Serra da Estrela DOP foi sendo escoado e até superou as expectativas. Dados da Estrelacoop indicam que na época natalícia foram vendidas 86.240 unidades, o equivalente a cerca de 64.680 quilos.

Em janeiro de 2021, as vendas diminuíram, mas o setor espera que com as atuais feiras online do queijo, a aposta cada vez maior nas plataformas digitais de venda, e a época da Páscoa, a produção de Queijo Serra da Estrela DOP armazenada nos meses anteriores seja vendida gradualmente.

A Estrelacoop indicou que em 2020 foram produzidos menos 14% do Queijo Serra da Estrela DOP, em comparação com 2019. Do queijo produzido, 6,7% não foi vendido, e mantêm-se em conservação.

A Associação de Produtores de Queijo do distrito de Castelo Branco (APQDCB), no caso dos Queijo Beira Baixa DOP, auscultou os seus operadores e concluiu que as vendas no Natal foram globalmente abaixo dos valores dos anos anteriores, e que se verificou um decréscimo de vendas, em 2020, na ordem de menos 14.2% face a 2019.

Em 2020 foram vendidos 131.460 quilos, quando em 2019 tinham sido comercializados 153.209 quilos. Mas o setor têm esperança que esta retração tenha tendência a esbater-se à medida que os setores da restauração e da hotelaria comecem a retomar a atividade.

Mas os obstáculos a serem enfrentados pela Fileira dos Queijos qualificados com DOP da Região Centro são ainda muitos. Na região onde se produz um queijo único com características próprias determinadas pela flora da região de Sicó – o Queijo Rabaçal DOP – há poucos produtores e à APRORABAÇAL reportam a fraca procura deste produto diferenciador.

A aposta na Qualificação, Digitalização, Formação e Empreendedorismo deixam aberta alguma esperança para um cenário de recuperação na Fileira dos Queijos com DOP da Região Centro.

Apesar das restrições do atual contexto, o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro não abrandou e, em plena Pandemia, foram dinamizadas “ações integradas, disruptivas e de caráter inovador na Fileira do Queijo da Região Centro, para dar um contributo fundamental para a valorização económica de um importante recurso endógeno existente nesta Região: o Queijo com qualificação DOP”, refere Cláudia Domingues Soares, Presidente da Inovcluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro.

Durante a crise pandémica algumas queijarias das áreas geográficas de produção das DOP Beira Baixa e Serra da Estrela deram início ao processo de qualificação dos queijos. Na Beira Baixa, em 2019, existiam 5 operadores a usar DOP, hoje são 7 os operadores autorizados e mais 4 estão em período de aprovação. Também na Serra da Estrela, em plena pandemia, surgiu uma nova Queijaria em Fornos de Algodres que está atualmente a produzir Queijo Serra da Estrela DOP.

A parceria do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro (um “Projeto cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”), manteve firme a vontade de apoiar e impulsionar a fileira dando continuidade à dinamização de diversas iniciativas. É o caso da atribuição dos prémios Vale Pastor e Pastor+ no valor total de 355 mil euros para impulsionar a produção de leite nas 3 regiões DOP da região Centro;

Foi realizada a ação formativa “Escola de Queijeiros”, com o objetivo de captar novos atores para a produção de Queijo com qualificação DOP em toda a Região, e foi desenvolvido o Banco de Terras para pastores na área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela DOP para o incremento da atividade a ajuda à fixação de população ao território. Em curso, e com o mesmo objetivo, vai ser também implementado o Banco de Terras nas áreas de produção do Queijo Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP.

Por sua vez a rota digital vai ser lançada no site oficial do projeto (www.queijoscentrodeportugal.pt), para dar a conhecer algumas das queijarias produtoras de queijo com DOP da Região Centro, os seus dados de contacto e localização.