Feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras reabrem dia 23 de maio

Câmara Municipal de Lisboa reabre as feiras a partir de 23 de maio, mas com medidas de segurança sanitária devido à pandemia de COVID-19. Uso de mascara, distanciamento social e limitação no manuseamento de produtos frescos são algumas das medidas.

Feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras reabrem dia 23 de maio
Feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras reabrem dia 23 de maio. Foto: © Rosa Pinto/arquivo

Reabrem a partir de 23 de maio as feiras que se realizam na cidade de Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) indicou que as feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras vão retomar o funcionamento mas sujeitas a um conjunto de regras e normas de segurança sanitária no âmbito das medidas ligadas à pandemia de COVID-19.

A Feira da Ladra mantém o horário das 7h00 às 18h00, a Feira do Relógio mantêm o horário das 7h00 às 14h00, e a Feira das Galinheiras passa a abrir às 08h00 e encerra às 14h00.

Nas feiras o distanciamento social e a etiqueta respiratória deverão ser cumpridos pelos feirantes e clientes, bem como o uso de máscara. Na comercialização de produtos frescos, estes devem ser manuseados pelos comerciantes na altura do atendimento, solicitando aos clientes que se abstenham de o fazer.

O plano de contingência municipal aplicado às feiras prevê procedimentos de prevenção do risco de contágio por COVID-19, que se enquadram nas normas da Direção-Geral da Saúde.

A Câmara Municipal de Lisboa indicou que nesta fase, só será permitido o acesso a feirantes permanentes e que está prevista a deslocalização de alguns feirantes para garantir o distanciamento. Também não serão autorizados os feirantes ocasionais. No caso da Feira das Galinheiras, haverá controlo do número de entradas uma vez que esta feira se realiza num recinto fisicamente delimitado.

A CML está a colocar painéis informativos com recomendações de segurança, e vai fazer o reforço da higienização e limpeza das feiras, bem como o reforço da fiscalização para garantir o cumprimento das regras.