Férias de Carnaval e da Páscoa no Museu do Oriente

Aliar brincadeira e aprendizagem é o desafio das oficinas que o Museu do Oriente preparou para as férias de Carnaval e da Páscoa, dirigidas a crianças dos 7 aos 12 anos, entre 12 de fevereiro e 6 de abril.

Férias de Carnaval e da Páscoa no Museu do Oriente
Férias de Carnaval e da Páscoa no Museu do Oriente. Foto: DR

Entrando no espírito do Carnaval e, ao mesmo tempo, antecipando o início do novo ano lunar chinês – que se assinala a 16 de fevereiro, na segunda-feira, dia 12, decorre a oficina ‘Máscaras de Ano Novo Chinês‘. De acordo com a lenda foram doze os animais a responder ao chamamento de Buda que, como sinal de agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia chinesa. Serão estes mesmos animais que os mais novos são convidados a conhecer e representar, através de divertidas e originais pinturas.

Em março, nos dias 26, 27 e 28, durante a interrupção das férias da Páscoa, é assinalada a chegada da nova estação do ano com ‘A Festa da Primavera’. A comemoração vai ser feita de acordo com a tradição indiana onde, anualmente, se realiza o ‘Holi’ (Festival das Cores). Esta é uma das mais importantes festividades indianas, decorrendo num ambiente festivo de música e dança e com a caraterística muito particular das pessoas se pintarem umas às outras. É na criação deste ambiente festivo que as crianças são convidadas a participar.

Também durante a interrupção das férias da Páscoa, entre os dias 2 e 6 de abril, decorre a oficina ‘O Renascer da Fénix’. Nesta atividade, a ave lendária que ficou conhecida na China Antiga como um símbolo de felicidade e inteligência, desvenda aos participantes o motivo pelo qual o seu fim é também o princípio.

As inscrições podem ser realizadas no website do Museu do Oriente.

FÉRIAS DE CARNAVAL E DA PÁSCOA

Máscaras de Ano Novo Chinês

12 fevereiro, segunda-feira

Horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h00

Público-alvo: 7 aos 12 anos

Preço: 24 euros por participante

Participantes: mínimo: 4, máximo: 10

A festa da Primavera

26, 27 e 28 março, segunda a quarta-feira

Horário: 09h30-12h30

Público-alvo: 7 aos12 anos

Preço: 12 euros por cada manhã

Participantes: mínimo: 4, máximo: 10

O renascer da FÉnix

2 a 6 abril, segunda a quarta-feira

Horário: 10h00-13h00 e 14h00-17h00

Público-alvo: 7 aos 12 anos

Preço: 12 euros por cada manhã

Participantes: mínimo: 4, máximo: 10