Fernando Mendes eleito Presidente da Associação Europeia de Profissionais de Ciências Biomédicas

Conselho Europeu da Associação Europeia de Profissionais de Ciências Biomédicas, decorre na Figueira da Foz, de 12 a 13 de outubro. A Associação elege Fernando Mendes como Presidente e debate o reconhecimento de qualificações e mobilidade no espaço europeu.

Fernando Mendes eleito Presidente da Associação Europeia de Profissionais de Ciências Biomédicas
Fernando Mendes eleito Presidente da Associação Europeia de Profissionais de Ciências Biomédicas. Foto: DR

Portugal acolhe a reunião do Conselho Europeu da Associação Europeia de Profissionais de Ciências Biomédicas (EPBS, de European Association for Professionals in Biomedical Science) que decorre na Figueira da Foz, de 12 a 13 de outubro.

No decorrer da reunião é eleito Fernando Mendes como novo Presidente da Associação Europeia. O especialista, que tem vindo a exercer o cargo de Secretário-Geral da organização, é Diretor do departamento de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, e membro da Direção Nacional do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica.

Fernando Mendes, que é doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Coimbra e docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, torna-se assim, o primeiro português a dirigir a EPBS, de que é membro desde 2001.

A reunião da EPBS, onde se faz representar o Ministério da Saúde, e estão presentes Sandra Ribeiro, Diretora-geral da Direção-Geral do Emprego, Rosarinho Melancia, da Direção-Geral dos Assuntos Europeus, para além de vários especialistas da comunidade profissional e académica de vários países, debate, entre outros temas, o reconhecimento de qualificações e mobilidade no espaço europeu.

A Associação Europeia de Profissionais de Ciências Biomédicas é uma Associação sem fins lucrativos criada em 1999 com o objetivo de promover as melhores práticas entre os profissionais de ciências biomédicas da Europa. Atualmente reúne 21 países, entre eles Portugal, através do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica. Em todo o mundo, a EPBS representa cerca de 250 mil profissionais das ciências biomédicos laboratoriais.