Festa das Varas do Fumeiro de Penamacor para todo o país em online

A Festa das Varas do Fumeiro de 2021 decorre nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. A iniciativa que tem o apoio do Município de Penamacor vai ter a sua edição em online devido ao estado de confinamento face à pandemia de COVID-19.

Festa das Varas do Fumeiro de Penamacor para todo o país em online
Festa das Varas do Fumeiro de Penamacor para todo o país em online

O certame, Festa das Varas do Fumeiro de 2021, é realizado online e transmitido na página de Facebook do Município de Penamacor e apresenta-se com um programa alternativo que não só garante a continuidade da festa como divulga de forma mais alargada os produtos e as tradições do concelho de Penamacor. Em especial os produtos que são saberes e sabores da aldeia de Aranhas.

No dia 29 de janeiro o evento apresenta pelas 21h30, o ponto alto com um Ensemble em Rede, que contará com as atuações da fadista Ana Lopes, acompanhada por Rui Poço na guitarra portuguesa e Rui Marques na viola, e do cantor lírico Rodrigo Carreto, solista na orquestra da Gulbenkian. Este Ensemble em Rede terminará com uma homenagem a Hugo Landeiro, cofundador do evento.

Antes, pelas 17h00, é inaugurado o certame, um momento que contará com a atuação de membros da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e, pelas 18h30, decorre uma mostra de artesanato típico de Aranhas.

No dia 30 de janeiro, sábado, pelas 15h00, é apresentado um vídeo das edições anteriores do Desfile das Varas e de Tocadores de Acordeão do concelho, pelas 17h00 uma mostra de arte e cultura, com José Domingues. Pelas 18h00, tem lugar o show cooking “Posta do cachaço de porco bisaro acompanhada de esparregado de favas”, com António Raposo. Por fim, pelas 21h30, mais um momento alto da festa com o concerto de Tiago Silva, 2º lugar no The Voice Portugal.

No 31 de janeiro, domingo, é publicado, às 15h00, um vídeo das edições anteriores do Festival de Folclore, com ranchos portugueses e espanhóis, enquanto pelas 15h30 espaço para a atividade “Folclore em tempos de pandemia”. Mais tarde, pelas 18h00, fica disponível uma Mostra do Núcleo Museológico e Etnográfico da Liga dos Amigos de Aranhas e o dia termina, pelas 18h30, com o atelier de gastronomia tradicional “Sopa de grão na panela de ferro”, com Ludovina Moreira.

O evento terá em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente ao COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes, músicos e staff.

PROGRAMA:

29 JAN.

17h00: INAUGURAÇÃO DO EVENTO

Momento musical: membros da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires

(Streaming em direto)

18h30: Mostra de artesanato típico de Aranhas

21h30: ENSEMBLE EM REDE

Fado: Ana Lopes acompanhada por Rui Poço na guitarra portuguesa e Rui Marques na viola (Streaming em direto); Canto Lírico: Rodrigo Carreto, solista na orquestra da Gulbenkian; Homenagem a Hugo Landeiro, cofundador do evento

30 JAN.

15h00: STREAMING DE EDIÇÕES ANTERIORES: Desfile das Varas e tocadores de acordeão do concelho

17h00: Mostra de arte e cultura, com José Domingues

18h00: Show Cooking: posta do cachaço de porco bisaro acompanhada de esparregado de favas, com António Raposo

21h30: Concerto com TIAGO SILVA, 2º lugar no The Voice Portugal (Streaming em direto)

31 JAN.

15h00: STREAMING DE EDIÇÕES ANTERIORES: Festival de Folclore (ranchos portugueses e espanhóis)

15h30: Folclore em tempos de pandemia

18h00: Mostra do Núcleo Museológico e Etnográfico da Liga dos Amigos de Aranhas

18h30: Atelier de Gastronomia Tradicional: sopa de grão na panela de ferro, com Ludovina Moreira

19h00: Encerramento

O programa completo em: http://bit.ly/festa-das-varas-do-fumeiro