Festa do Património 2018 é no Palácio da Ajuda

No Palácio Nacional da Ajuda, 30 de junho, é dia da Festa do Património. Uma festa com uma programação variada para toda a família, com concertos, visitas guiadas, artesanato, gastronomia, workshops, teatro e acesso à exposição “Na Rota das Catedrais”.

Festa do Património 2018 é no Palácio da Ajuda
Festa do Património 2018 é no Palácio da Ajuda. Foto: Rosa Pinto

A Festa do Património, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) decorre no dia 30 de junho, das 11h00 às 23h00, no Palácio Nacional da Ajuda, e espalha-se por os jardins envolventes, arcadas e pátio central.

Com uma programação diversificada e de acesso gratuito, inclui concertos, visitas guiadas ao Palácio Nacional da Ajuda, artesanato, gastronomia, workshops, teatro, e, este ano, com a inserção da exposição “Na Rota das Catedrais”.

A música invade os vários espaços do Palácio e tem como cabeça de cartaz, Marta Ren & The Groovevelvets com atuação marcada para as 22h00 no Palco Páteo. A cantora é conhecida pela sua voz ‘selvagem’ cheia de carisma, a fundadora dos Sloppy Joe, explorou os territórios jamaicanos e após várias colaborações, que assinou no universo do Hip Hop, afirmou-se “como uma das grandes vocalistas do Soul nacional.”

Mas ainda antes às 20h45, sobe ao palco, a dupla Benjamim e Joana Barra Vaz. “Benjamim é um escritor de canções, produtor e um dos mais promissores músicos da nova geração, Joana Barra Vaz é uma cançonetista que divide o tempo entre a realização e a música, tendo 2018 ficado marcado pela participação no Festival da Canção, como intérprete do tema ‘Anda Estragar-me os Planos’.”

“A cumplicidade entre os dois artistas é notória com temas à guitarra e ao piano que desfilam de forma descontraída num ambiente intimista. O alinhamento percorrerá os álbuns de originais de ambos, temas inéditos e as músicas que pisaram o palco do Festival da Canção” indica a organização do espetáculo.

O espetáculo musical começa com “a Camerata de Cordas, constituída por alunos da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e da Camerata com.cordas de Braga. Uma apresentação que resulta da fusão do trabalho de ambas, onde vão executar peças de Bach, Mendelsohn e Carlos Paredes.”

A música também acontece no interior do Palácio e à 15h00 na sala Dom Luís ocorre o recital de piano e às 17h30 a atuação da guitarrista Luisa Amaro.

No exterior do Palácio Nacional da Ajuda atua o grupo Tocá Rufar que vai animar o ambiente durante a tarde.

Mas além da música, o programa incluiu uma variada oferta gastronómica, workshops, a exposição “Na Rota das Catedrais”, que apresenta alguns dos maiores Tesouros Nacionais.

Os participantes na festa podem realizar visitas guiadas ao Palácio Nacional da Ajuda, “monumento nacional e antigo palácio real, o único visitável em Lisboa que conserva a decoração das salas ao gosto do séc. XIX, sendo hoje um magnífico museu situado no alto da colina da Ajuda com vista deslumbrante sobre o rio Tejo.”

Festa do Património 2018 é no Palácio da Ajuda
Festa do Património 2018 é no Palácio da Ajuda. Foto: DR

A iniciativa da DGPC tem como objetivo tornar-se uma tradição a realizar anualmente, afirmando-se como um espaço privilegiado e festivo de sensibilização do público para as diversas artes, ofícios e saberes do Património Cultural, material e imaterial, conta este ano com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia da Ajuda bem como de outras entidades e empresas.

Programa – Festa do Património 2018