Festa Dona Estefânia com Corrida e Caminhada

A iniciativa da 7ª Corrida e Caminhada, Festa Dona Estefânia, dia 13 de maio, apela à criação de um novo hospital pediátrico, que é uma necessidade cada vez mais urgente.

Festa Dona Estefânia com Corrida e Caminhada
Festa Dona Estefânia com Corrida e Caminhada. Foto: Rosa Pinto

A Plataforma Cívica para um Hospital Pediátrico em Lisboa, em conjunto com a Liga dos Amigos do Hospital Dona Estefânia, realiza, dia 13 de maio, a 7ª Corrida e Caminhada – Festa Dona Estefânia, na Avenida Brasília, em Lisboa. A iniciativa tem como principal missão alertar para a necessidade da criação de uma nova unidade pediátrica em Lisboa.

Mário Coelho, representante da Plataforma Cívica referiu: “Com esta iniciativa pretende-se chamar à atenção da população e dos órgãos governamentais para a não extinção do único hospital pediátrico de Lisboa e do sul do país, e para necessidade de encontrar uma solução para que as crianças possam ser tratadas como tal.”

“É urgente criar um hospital autónomo, independente e dedicado exclusivamente às crianças, tanto nas tecnologias utilizadas, como nos profissionais de saúde que se devem dedicar especificamente à pediatria, de forma a assegurar um tratamento eficaz num ambiente favorável às crianças”, defendeu Gentil Martins, membro da Plataforma Cívica.

A 7ª Corrida/Caminhada – Festa Dona Estefânia decorre a partir das 9h30 na Avenida Brasília em Lisboa, na margem do rio Tejo. Com um percurso de 10 quilómetros para atletas, e uma caminhada solidária de 4 quilómetros aberta a participantes de todas as idades. Todos os fundos angariados revertem a favor da Liga dos Amigos do Hospital Dona Estefânia.

A Plataforma Cívica para um Hospital Pediátrico em Lisboa é um movimento cívico composto por profissionais ligados ao Hospital Dona Estefânia e membros da Sociedade Civil que tem vindo a defender desde 2008 o não encerramento da unidade, sem que se crie um novo hospital que possa assegurar os serviços médicos prestados a crianças.

Festa Dona Estefânia com Corrida e Caminhada
Festa Dona Estefânia com Corrida e Caminhada