Festival Arcada em Braga celebra música para cordas em todas as formas e tradições

Festival Arcada em Braga celebra música para cordas em todas as formas e tradições
Festival Arcada em Braga celebra música para cordas em todas as formas e tradições. Foto: Rosa Pinto

A celebração da música para cordas em todas as suas formas, estilos e tradições de 3 a 23 de julho de 2026, em Braga, no Festival Arcada. A 5.ª edição do Festival apresenta uma programação diversificada que inclui concertos, masterclasses e momentos de partilha artística. Um festival que aproxima públicos e músicos de diferentes níveis de experiência, promove o encontro entre a excelência artística, a formação e o prazer de fazer e ouvir música.

O Festival Arcada após quatro edições assume um sucesso que permite apresentar em 2026 uma programação rica e diversificada, destinada a diferentes públicos, e em atividade performativa, a programação incluirá concertos e recitais em que é de destacar os violinistas Ilya Gringolts e Amandine Beyer, o violoncelista Narek Hakhnazaryan, o maestro Jean-Marc Burfin, o cravista Pierre Hantaï e a Sinfonietta de Braga.

Na área da formação especializada esta surge direcionada para alunos e professores, com masterclasses e ações de formação para professores, conduzidas por Ilya Gringolts, Narek Hakhnazaryan e Claudio Forcada.

Para além das atividades orientadas para alunos, a quinta edição surge com atividades para um público mais jovem, incluindo duas sessões de exploração e descoberta da música para quarteto de cordas, dirigidas a crianças e a famílias, nos jardins do Museu Nogueira da Silva.

Do Festival faz parte o Encontro Internacional de Luthiers e Archetiers. Uma iniciativa para promover a arte de construção de instrumentos e arcos de corda friccionada através da divulgação do trabalho de artesãos e um espaço de partilha e diálogo entre profissionais da área da luteria, favorecendo um ponto de contacto privilegiado com músicos profissionais.

É de destacar a 2º Edição Concurso Nacional de Violino “Prémio Arcada”. Uma iniciativa para fortalecer a comunidade juvenil violinista e celebrar o talento emergente.

Através de duas sessões será feita a reflexão sobre os desafios da profissão musical: “Entre a performance e a condição laboral: que caminho tomar?” e “O que um instrumentista precisa para se tornar um grande professor?”. Dois momentos de debate que reunirão especialistas e profissionais do setor para partilhar experiências e perspetivas sobre temas centrais da carreira artística e pedagógica.

As atividades do festival decorrerão em vários espaços emblemáticos da cidade de Braga, como o Auditório São Frutuoso, o Museu Nogueira da Silva, a Universidade do Minho, através da sua Reitoria, o Conservatório Bomfim, entre outros locais da cidade.

Bilheteira

Programação

Amandine Beyer e Pierre Hantai – Recital de Violino Barroco e Cravo

3 de julho, 21h00 | Igreja da Misericórdia de Braga

A violinista barroca Amandine Beyer e o cravista Pierre Hantaï apresentam um programa inteiramente dedicado ao esplendor do repertório barroco, explorando a diversidade de estilos e formas que marcaram este período. Num diálogo entre o violino barroco e o cravo, este recital destaca a riqueza e a expressividade da música barroca, de obras de grandes compositores como Antonio Vivaldi, cujas composições revelam vitalidade rítmica e brilho virtuosístico, Arcangelo Corelli, figura central no desenvolvimento da sonata e da escrita para violino e Johann Sebastian Bach, cuja música alia profundidade intelectual a uma intensa expressividade.

Narek Hakhnazaryan e Orquestra Sinfonietta de Braga

4 de julho, 19h30 | Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho

Neste concerto, o violoncelista Narek Hakhnazaryan assume um duplo papel, apresentando-se como solista na primeira parte e como maestro na segunda. A primeira parte é dedicada a Pyotr Ilyich Tchaikovsky, com o expressivo Andante cantabile para violoncelo e cordas, seguido das célebres Variações sobre um tema de rococó, obra que alia elegância clássica a elevado virtuosismo.+ Na segunda parte, já na direção da Sinfonietta, o programa abre com a obra Shushanik, de Edvard Mirzoyan, peça de forte carga lírica e identidade nacional. O concerto encerra com o Quarteto de Cordas n.º 8 em dó menor, op. 110, de Dmitri Shostakovich, aqui apresentado numa versão para orquestra de cordas, marcada pela intensidade dramática e profundidade emocional.

Narek Hakhnazaryan e Isolda Rubio – Recital Violoncelo e Piano

6 de julho, 19h30 | Auditório José Sarmento

O violoncelista Narek Hakhnazaryan e a pianista Isolda Rubio apresentam um recital que percorre algumas das obras mais expressivas do repertório para violoncelo e piano, atravessando o romantismo alemão e russo até à intensidade do século XX. O programa inicia-se com Fantasiestücke, Op. 73, de Robert Schumann, seguidos pela Sonata n.º 3 em Lá Maior de Ludwig van Beethoven, obra marcada pelo equilíbrio entre virtuosismo e profundidade lírica. Após o intervalo, a atmosfera transforma-se com o lirismo nostálgico do Nocturne e o caráter apaixonado do Pezzo Capriccioso, de Tchaikovsky. O recital culmina com a poderosa Sonata para Violoncelo e Piano de Dmitri Shostakovich, uma obra de grande intensidade dramática e riqueza expressiva, considerada um dos marcos do repertório camerístico do século XX.

Ilya Gringolts e Jean-Marc Burfin com Orquestra Sinfonietta de Braga

19 de julho, 18h00 | Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho

No concerto com o talentoso violinista Ilya Gringolts, sob a direção do maestro Jean-Marc Burfin, a Orquestra Sinfonietta de Braga apresenta um programa repleto de contrastes, que percorre diferentes linguagens do repertório para cordas. A primeira parte abre com o Concerto para Violino e Orquestra de Cordas op.42 (1959) de Mieczysław Weinberg, obra de grande intensidade expressiva e riqueza dramática. Na segunda parte, a Sinfonietta interpreta a Sinfonietta para orquestra de cordas, op. 52, de Albert Roussel, marcada pela clareza formal e energia rítmica. O concerto termina com a Suite n.º 3 de Árias e Danças Antigas, de Ottorino Respighi, uma evocação elegante e nostálgica da música do passado.

Formação – Masterclass

Masterclass de Violino com Ilya Gringolts

15 a 19 de julho | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

Destinada a jovens violinistas e estudantes de música, a masterclass de violino com Ilya Gringolts proporciona uma oportunidade única de aperfeiçoamento técnico e artístico sob a orientação de um dos mais destacados violinistas da atualidade. Reconhecido pela sua versatilidade e excelência interpretativa, o músico partilhará a sua vasta experiência internacional, promovendo o desenvolvimento musical e interpretativo dos participantes.

Recital final alunos da Masterclass de Violino

19 de julho, 11h00 | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

No culminar da masterclass de violino, os participantes apresentam em recital o programa preparado.

Masterclass de Violoncelo com Narek Haknazaryan

5 e 6 de julho | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

Orientada pelo prestigiado violoncelista Narek Hakhnazaryan, esta masterclass dirige-se a estudantes de violoncelo que pretendam aprofundar as suas competências técnicas e expressivas. Através de uma abordagem centrada na interpretação e na construção artística, os participantes terão a oportunidade de trabalhar diretamente com um músico de reconhecido percurso internacional.

Bilheteira: Inscrições em sinfoniettadebraga.pt

Formação – Audição

Recital final alunos Masterclass de Violoncelo

6 de julho, 11h00 | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

No culminar da masterclass de violoncelo, os participantes apresentam em recital o programa preparado.

Bilheteira: Entrada livre

Formação – Masterclass

Masterclass de Violino com Claudio Forcada

20 a 23 de julho | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

Orientada por Claudio Forcada, esta masterclass dirige-se a jovens violinistas em fase de formação e desenvolvimento. Com uma abordagem pedagógica adaptada às diferentes etapas da aprendizagem, a sessão visa consolidar competências técnicas e musicais fundamentais, promovendo o crescimento artístico dos participantes e incentivando uma relação consciente, criativa e motivadora com o instrumento.

Bilheteira: Inscrições em sinfoniettadebraga.pt

Formação – Formação para professores

“Dos fundamentos às estratégias no ensino do violino” – Formação para professores com Claudio Forcada

20 a 23 de julho | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

Dos Fundamentos às Estratégias no Ensino do Violino é uma ação de formação de 25 horas dirigida para os grupos de recrutamento M06, M23, M24 e M25, orientada por Claudio Forcada. Centrada na pedagogia do ensino instrumental, a formação propõe uma reflexão sobre os princípios fundamentais da aprendizagem do violino e a sua aplicação em diferentes contextos educativos. Através da análise de metodologias, estratégias didáticas e práticas pedagógicas, os participantes serão convidados a aprofundar conhecimentos e a explorar ferramentas que contribuam para um ensino mais eficaz, criativo e adaptado às necessidades dos alunos.

Bilheteira: Inscrições em sinfoniettadebraga.pt

Outras atividades – Concurso

2ª edição Concurso Nacional de Violino “Prémio Arcada”

3 a 5 de julho | Auditório São Frutuoso

A II Edição do Concurso Nacional de Violino “Prémio Arcada”, é uma oportunidade única para jovens violinistas até aos 17 anos de idade mostrarem o seu talento e desenvolverem as suas capacidades musicais. Com cinco categorias, o concurso tem como objetivos principais estimular o gosto pela música, promover o estudo do violino e incentivar a interação entre alunos de diferentes escolas artísticas do país. Além disso, procura valorizar a performance musical e apoiar o talento dos jovens músicos nacionais, criando um ambiente de troca e crescimento entre todos os participantes.

Bilheteira: Mais informações em sinfoniettadebraga.pt

Outras atividades – Concurso/concerto de laureados

Concerto de laureados – 2º Edição “Concurso Nacional de Violino “Prémio Arcada”

5 de julho, 14h00 | Auditório São Frutuoso

Este concerto celebra o talento, a dedicação e a excelência técnica da nova geração de violinistas em Portugal, um momento a partilhar com os laureados do Concurso Nacional de Violino “Prémio Arcada”.

Bilheteira: Entrada livre

Outras atividades

Às 2 por 3… 4!

11 de julho – 15h30: Sessão para famílias (crianças dos 0 as 36 meses) 17h: Sessão para famílias (a partir dos 3 anos) | Museu Nogueira da Silva

4 músicos, 4 cordas, 4 arcos, muitas arcadas — e a magia acontece.

Há melodias que já lá estão — perdidas nas nossas cabeças, à espera de serem encontradas. Sons que se sentem antes de se perceberem, histórias que a música traz sem avisar. Música que não envelhece, só se transforma. Uma aventura para famílias, no meio do mistério do inesperado. Nesta aventura para famílias, os mais pequenos são convidados a descobrir o universo do quarteto de cordas através da escuta, da imaginação e da surpresa. Entre sons, histórias e emoções, cada sessão é uma viagem pelo mistério do inesperado. Às duas por três, cantamos mais uma vez.

Bilheteira: em eventbrite.com

Outras atividades

Encontro Internacional de Mestres Luthiers e Archetiers – EIMLA

18 e 19 de julho | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

O Encontro Internacional de Mestres Luthiers e Archetiers (EIMLA) promove a arte da construção de instrumentos e arcos de corda friccionada, reunindo mestres luthiers e archetiers num espaço de partilha, diálogo e valorização da luteria. A iniciativa pretende dar visibilidade ao trabalho destes profissionais e incentivar a troca de conhecimentos entre construtores e intérpretes, reforçando a ligação entre a criação artesanal e a prática musical.

Bilheteira: Entrada livre

Outras atividades

Mesa Redonda: “Entre a performance e a condição laboral: Que caminho a tomar?

4 julho, 11h00 | Livraria Centésima Página

A Sinfonietta de Braga promove um espaço de debate e reflexão crucial sobre os desafios e as perspetivas dos trabalhadores do setor cultural, com especial enfoque nos músicos. Esta mesa-redonda reúne programadores, estruturas culturais, representantes institucionais e o poder local para, num diálogo aberto, cruzar perspetivas e desenhar caminhos conjuntos rumo a um futuro mais sustentável, justo e promissor para o setor.

Bilheteira: Entrada livre

 

Outras atividades

Mesa Redonda “O que um instrumentista precisa para se tornar um grande professor?”

23 de julho, 11h00 | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

Mesa redonda orientada por Claudio Forcada que convida à reflexão sobre a transição entre a prática artística e a prática pedagógica. Partindo da experiência de músicos e docentes, serão abordadas questões relacionadas com as competências essenciais para o ensino instrumental, os desafios da formação de novos músicos e o papel do professor no desenvolvimento técnico, artístico e humano dos alunos. Um espaço de diálogo e partilha de perspetivas sobre a construção de uma pedagogia musical de excelência.

Bilheteira: Entrada livre