Festival de Cinema Aventura distingue produções nacionais de viagens, surf e montanha

A The North Face vai premiar as produções nacionais de viagem, surf, aventura ou montanha, no âmbito do Festival de Cinema Aventura. Até 30 de junho estão abertas as candidaturas aos prémios de “Melhor Curta” e “Escolha do Público”.

Festival de Cinema Aventura distingue produções nacionais de viagens, surf e montanha
Festival de Cinema Aventura distingue produções nacionais de viagens, surf e montanha

O Festival de Cinema Aventura serve de palco, todos os anos em setembro, aos melhores filmes de viagem e aventura. Durante três noites é exibida no Mercado de Matosinhos, uma selecção de filmes que promete inspirar e levar a explorar o que nos rodeia, bem como testar os nossos limites. Na edição de 2019, a iniciativa irá, por isso, incentivar os talentos nacionais, dando projeção às produções de curtas-metragens.

A The North Face Portugal associa-se ao Festival de Cinema Aventura e premeia o que de melhor se faz dentro das temáticas de viagem, surf, aventura ou montanha, atribuindo dois prémios no valor total de 3.000 euros. Os candidatos devem submeter os seus vídeos, 30 de Junho de 2019. As candidaturas devem ser feitas via FilmFreeway e através website do festival.

Para ficarem automaticamente elegíveis para os prémios de “Melhor Curta” e “Escolha do Público”, as curtas-metragens devem ter entre 2 a 30 minutos. São aceites curtas-metragens originais, produzidas nos últimos dois anos, sendo valorizadas curtas-metragens estreadas/publicadas no ano do festival. A “Melhor Curta” oferece ao vencedor um prémio monetário no valor de 2.000 euros. A “Escolha do Público”, durante uma sessão especial do Festival atribui ao vencedor o prémio monetário no valor de 1.000 euros.

O Festival Cinema Aventura terá lugar no Mercado Municipal de Matosinhos de 12 a 15 de setembro, e tem entrada gratuita. Está prevista a exibição de mais de 20 filmes e documentários, sempre às 21h30, com histórias de aventura que têm o poder de inspirar, emocionar e provocar reflexão no público, procurando realizar algumas mudanças na comunidade e no mundo.

Para além das duas dezenas de filmes que serão projetados no interior do Mercado de Matosinhos, destaca-se ainda a presença de convidados internacionais como Nathan Thornburgh, editor e correspondente estrangeiro da revista TIME durante 10 anos, e produtor para a CNN da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”.

O programa do evento inclui ainda a presença de importantes figuras nacionais nomeadamente João Garcia, montanhista, marco na história do alpinismo, tendo sido o primeiro português a escalar o Monte Everest, e Eduardo Leal, fotógrafo de referência premiado pelo Sony World Photo Awards, com trabalhos publicados no Washington Post, Time, Al Jazeera, CNN, Bloomberg, The Wall Street Journal e The Guardian. Eduardo Leal usa a fotografia documental para retratar questões políticas, ambientais, sociais e de género na América do Sul e no sudoeste Asiático.