Festival de Sintra: Pianista russa Kristina Miller em São João das Lampas

Da Corte às Ruas” é o mote do Festival Internacional de Música de Sintra, de 6 setembro a 1 de outubro. O festival leva, a 7 de setembro, a São João das Lampas a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa e a pianista russa Kristina Miller.

Festival de Sintra: Pianista russa Kristina Miller em São João das Lampas
Festival de Sintra: Pianista russa Kristina Miller em São João das Lampas. Foto: © Rosa Pinto

Com um concerto em São João das Lampas, no dia 7 de setembro, às 18h00, estreia-se no Festival de Sintra, a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo seu fundador, maestro Osvaldo Ferreira. Neste concerto atua a pianista russa Kristina Miller.

O concerto apresenta um programa de grande comunicação popular, que inclui o concerto para piano de Chopin, o compositor que incorporou no piano romântico as tradições da sua Polónia natal e o Pássaro de Fogo de Stravinsky, baseado em contos populares russos.

O Festival Internacional de Música de Sintra, que se realiza de 6 de setembro a 1 de outubro, com orquestras, coros e artistas, com concertos em diferentes locais do concelho tem como mote nesta 54.ª edição, “Da Corte às Ruas”, e inicia-se com uma nova obra da compositora portuguesa Anne Vitorino D’Almeida.

Da igreja aos palácios, dos salões da burguesia à ópera, a inspiração criativa apropriou-se indiscriminadamente dos estilos, que se alastraram aos teatros, bairros populares e à música doméstica. A música sempre foi parte importante do quotidiano das comunidades a que ninguém fica indiferente.

A edição de 2019 do Festival de Sintra será a celebração da influência entre o velho mundo e o clássico e as sucessivas novas práticas sociais que acompanharam as mudanças para a modernidade.

Dia 7 de setembro na Sociedade Filarmónica União Assaforense, Rua Primeiro de Dezembro 2-16, São João das Lampas.