Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos em Bragança

Butelo e Casulas e o carnaval dos caretos, ou uma genuína gastronomia e um património cultural, são dois motivos para uma deslocação a Bragança de 21 a 26 de fevereiro. Gastronomia típica com os autênticos Mascarados da Península Ibérica.

Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos em Bragança
Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos em Bragança. Foto: DR

A mais genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes juntam-se em Bragança no Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, de 21 a 26 de fevereiro. Neste Festival funde-se o melhor do fumeiro transmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas das mais autênticas tradições de inverno, os Caretos.

O evento é promovido pelo Município de Bragança, e tem organização conjunta com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, e contam ainda com o apoio de cerca de 40 entidades de Portugal e Espanha, assumindo também um caráter transfronteiriço.

Festival do Butelo e das Casulas

A Praça Camões é o epicentro do certame. Um espaço onde para além da venda de fumeiro (com especial enfoque no Butelo) e de produtos regionais, é também palco de várias iniciativas, como: demonstrações gastronómicas, com a Chef Justa Nobre, o Chef Marco Gomes e o Chef António e os seus formandos do IEFP; “Butelo de Histórias” – Hora do Conto & Atividade Criativa, num momento recreativo e de aprendizagem com os mais novos, destinado, sobretudo, às famílias com crianças dos 3 aos 10 anos).

Uma Maratona BTT dedicada ao Butelo e à Casula, no dia 23 de fevereiro, domingo, prova integrada no Open XCM da Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, com inscrições abertas até ao dia 19 de fevereiro, é uma outra iniciativa para os amantes das duas rodas.

Mas há outras novidades na Praça Camões, como a “Tasquinha”, para degustação de fumeiro e outros produtos típicos, bem como uma animação permanente, exposição de elementos escultóricos, executados por alunos das Escolas e IPSS’s de Bragança, e muitas outras atividades, a decorrer na sexta-feira e sábado, das 10h00 às 20h00, e domingo, das 10h00 às 19h00.

No sentido de valorizar, sobretudo, a gastronomia típica e a economia local, o Município de Bragança promove, a par do certame, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes. A lista completa e preços podem ser consultados em www.cm-braganca.pt.

Carnaval dos Caretos

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se repleto de novidades. Os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.

No dia 22 de fevereiro (sábado), depois de uma sessão de teatro ao vivo na Praça Camões, às 15h30, envolvendo Butelo, Casulas e Caretos, decorrerá o tradicional desfile pelas ruas da zona histórica.

O desfile conta com centenas de caretos e mascarados, provenientes de Portugal e Espanha, e com a participação especial de alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e de utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social, num sentido de promoção das nossas tradições junto dos mais pequenos, aumentando o seu sentimento de pertença, e com um forte cariz de responsabilidade social, revelando-se como um momento inclusivo para todos, sem exceção.

O desfile tem a partida agendada para a Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira, às 17h00, e no final do desfile, no Largo do Castelo, irá ocorrer a tradicional Queima do Diabo, uma figura com sete metros de altura que será simbolicamente colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Caretos. Seguidamente, terá lugar o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, num espaço com tasquinhas.

O Carnaval dos Caretos termina, no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, onde “o Diabo, a Morte e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.