Festival Escolhas na Costa de Caparica

A Costa da Caparica acolhe, de 5 a 7 de julho, o Festival Escolhas que este ano conta com diversas atividades incluindo apresentação de projetos, música, workshops, open talks, e atividades desportivas e ambientais na Praia de São João.

Começou hoje o Festival Escolhas que durante três dias reúne na Costa de Caparica, em Almada, uma mostra coletiva de talentos e atividades para dar voz e palco aos jovens dos diferentes projetos do Programa Escolhas.

O recinto do Festival que está localizado entre o parque de campismo e a praia de São João, acolhe: 52 stands, onde os jovens dos projetos Escolhas dinamizam com diversas atividades; quatro stands do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), com informação sobre o trabalho realizado e os serviços que disponibiliza; um stand do INATEL; um espaço dedicado ao Programa Escolhas; dois palcos por onde vão passar talentos oriundos dos projetos Escolhas e nomes conhecidos da música nacional, como Da Chick e Jimmy P.

Do festival faz parte ainda uma área de workshops e open talks, onde é promovida a reflexão sobre temas como o discurso de ódio online, bem como partilha de histórias de vida inspiradoras. Na praia de São João decorrem atividades desportivas e ambientais.

O Festival Escolhas é promovido pelo ACM, com o apoio da Fundação INATEL e da Câmara Municipal de Almada, e tem como objetivo ser um momento de convívio, de partilha de experiências, de aprendizagem, e de divulgação do trabalho realizado através dos projetos Escolhas.

O Escolhas que conta já com 103 projetos, é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no ACM, tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O festival recebeu a visita da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, que simbolicamente o inaugurou, tendo também contado com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.

Festival Escolhas na Costa de Caparica
Festival Escolhas na Costa de Caparica