Festival Literatura em Viagem arranca com conferência por Artur Santos Silva

Festival Literatura em Viagem arranca dia 10 de maio. A sessão inaugural tem lugar Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Artur Santos Silva. O tema do festival “A última viagem” vai levar nacionais e estrangeiros ao Teatro Municipal de Matosinhos.

Festival Literatura em Viagem arranca com conferência por Artur Santos Silva
Festival Literatura em Viagem arranca com conferência por Artur Santos Silva

O Festival Literatura em Viagem (LeV), que vai na décima terceira edição, decorre de 10 a 12 de maio, em Matosinhos. A conferência inaugural, que decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem como orador Artur Santos Silva, ex-presidente do conselho de administração da Fundação Gulbenkian.

As sessões do festival LeV decorrem no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, em que tema “A última viagem” vai contar com a participação de mais de duas dezenas de autores, entre os quais se destacam Alan Hollinghurst, vencedor do Man Booker Prize, Michael Cunningham, vencedor do Prémio Pulitzer, e Frederico Lourenço, vencedor do Prémio Pessoa.

Para facilitar o acesso ao Teatro Municipal de Matosinhos, os amantes dos livros e das viagens vão poder usar o parque de estacionamento da lota, na Rua Heróis de França, gratuitamente, para isso, devem solicitar no teatro, o cartão que confirma a participação no festival.

Carlos Fiolhais, Fernando Dacosta, Fernando Ribeiro, Fernando Vendrell, Helena Vasconcelos, João Canijo, José Milhazes, Mário Correia, Rui Agostinho e Rui Tavares vão numa edição do LeV, marcada pelo número 13, explorar o universo das viagens que não correram como o previsto e que, pelo seu desfecho trágico, marcaram a memória coletiva de algumas nações e do mundo. Do desaparecimento de Saint-Exupéry ao naufrágio do Titanic é debatida a forma como a literatura se apropriou destas histórias e as eternizou ou redescobriu.

No dia de arranque do festival, dia 10 de maio, de manhã, as autoras Inês Botelho e Raquel Patriarca visitam escolas do concelho para explicarem aos mais novos as inúmeras relações que se estabelecem entre a viagem e a literatura.

Para além dos habituais debates e entrevistas, o LeV vai contar, no dia 11, sábado e no dia 12 domingo, com um conjunto de atividades que incluem: uma oficina de tradução por Nuno Quintas; uma sessão de leituras pelo autor cabo-verdiano Silvino Évora; e o espetáculo “Na tua ou na minha língua”, com a participação de Fabio Guidetti, Maud Vanhauwaert, Pedro Viegas, Simone Atangana Bekono e Xénon Cruz, no âmbito do projeto internacional CELA – Connecting Emerging Literary Artists.

A programação inclui ainda, no dia 11, sábado, uma apresentação das obras “Amantes de Buenos Aires”, de Alberto S. Santos, e “O rapaz que queria aprender a olhar”, de Vítor Pinto Basto, numa sessão onde vão estar presentes o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, e o jornalista e escritor Júlio Magalhães.

Ainda no sábado é realizada uma mesa de debate com leituras encenadas da responsabilidade da Residência Dramatúrgica de Matosinhos, que conta com a presença de Caplan Neves, Cecilia Ferreira, Fabio Brandi Torres, Immaculada Alvear, Jorge Louraço e Luis Miguel Cruz.