Festival Queijo, Pão e Vinho, em Palmela

Festival Queijo, Pão e Vinho, de 6 a 8 de abril, é um encontro entre gentes e sabores que já vai na 24ª edição, e que dá a conhecer a oferta gastronómica e vinícola da Península de Setúbal.

Festival Queijo, Pão e Vinho, em Palmela
Festival Queijo, Pão e Vinho, em Palmela. Foto: Rosa Pinto

O 24.º Festival Queijo, Pão e Vinho regressa, entre 6 e 8 de abril, a S. Gonçalo, na Quinta do Anjo, em Palmela. Uma iniciativa que é considerada uma oportunidade para conhecer a oferta gastronómica e vinícola da Península de Setúbal.

O Queijo de Azeitão DOP, um dos ex-libris da região, é presença marcante no Festival. Mas para além afamado Queijo o evento é uma montra privilegiada do melhor que a região tem para oferecer, com demonstração e prova dos vinhos da Península de Setúbal, pão tradicional, fruta, licores, compotas, mel, doçaria, queijos e manteiga de ovelha, além de outras iguarias da gastronomia regional.

O Festival é organizado pela Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA), e conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Entidade Regional de Turismo de Região de Lisboa (ERT-RL).

A programação do Festival inclui diversas atividades destinadas a toda a família, como o contacto direto com os animais da quinta e propostas dinamizadas no Museu do Ovelheiro, no recinto do Festival.

As atividades mais concorridas são as originais corridas de ovelhas no “Ovinódromo”, mas também as demonstrações de tosquia e ordenha, provas de produtos comentadas, passeios pedestres e de BTT, espetáculos equestres e animação musical entre outros destaques da programação.

Simultaneamente ao Festival Queijo, Pão e Vinho, os restaurantes do concelho de Palmela propõem ementas elaboradas com queijo de ovelha, com pratos doces e salgados, o que se torna numa oportunidade para conhecer os sabores tradicionais e as iguarias de excelência da Península de Setúbal.

Os fins-de-semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha decorrem nos dias 30 e 31 de março, 1, 6, 7 e 8 de abril, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”.