Filipa Cardoso, Há Fado no Cais no CCB

Há Fado no Cais no CCB vai ter Filipa Cardoso às 21h00 do dia 17 de março. A fadista é atualmente uma voz de referência no panorama do fado português.

Filipa Cardoso, fadista
Filipa Cardoso, fadista. Foto: DR

Filipa Cardoso nasceu no Alto do Pina mas, rapidamente, se deixou conquistar por Alfama. Com apenas 15 anos, atuou, pela primeira vez, na famosa ‘Taverna do Embuçado’ e foi imediatamente contratada. É, de seguida, convidada para cantar na célebre ‘Taverna D’El Rey’ e, com os seus 16 anos, cantava já em duas casas de fado típicas de Alfama.

Apesar do seu enorme sucesso, a fadista fez uma pausa de 9 anos na sua carreira por ter dificuldade em conjugar a felicidade da sua juventude com a tristeza que alguns fados carregam. Esta pausa, contudo, serviu somente para preparar um regresso mais forte.

Em 2004, no Teatro São Luiz, ganhou a ‘Grande Noite do Fado’ e voltou a marcar presença em grandes casas de fado como o ‘Faia’, o ‘Clube de Fado’ e o ‘Sr. Vinho’. Passou pelo Teatro de Revista com atuações no Teatro Maria Vitória e Sá da Bandeira. Em 2015 ganhou, com a peça Teatro Fandanga, do Teatro Praga, o Globo de Ouro de ‘Melhor Peça/Espetáculo’.

No percurso conta também a participação em 2007 no Festival RTP da Canção, o lançamento do CD ‘Fragmento do Fado’ do álbum ‘Cumprir o seu fado’. Este ano tem previsto lançar o um novo CD.

Dia 17 de março, às 21h00, no Pequeno Auditório do CCB, Filipa Cardoso com André Dias – guitarra portuguesa, Miguel Ramos – viola fado, Vasco Sousa – viola baixo e João Balão – percussão.