Filipe Caseiro Alves distinguido pela Sociedade Europeia de Radiologia

Filipe Caseiro Alves, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, distinguido com Medalha de Ouro pela Sociedade Europeia de Radiologia. Uma distinção pelos trabalhos científicos no campo da radiologia gastrointestinal e abdominal.

Filipe Caseiro Alves distinguido pela Sociedade Europeia de Radiologia
Filipe Caseiro Alves distinguido pela Sociedade Europeia de Radiologia. Foto: DR

A Sociedade Europeia de Radiologia (ESR, sigla em inglês) distinguiu com medalha de ouro Filipe Caseiro Alves, professor catedrático de radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC). A medalha de ouro é entregue no dia 2 de março, em Viena, Áustria, durante o Congresso Europeu de Radiologia.

A distinção atribuída a Filipe Caseiro Alves, que também é diretor do Departamento de Imagem do Hospital da Universidade de Coimbra, é um “reconhecimento das suas principais realizações científicas, especialmente na área da radiologia gastrointestinal e abdominal”, indicou a ESR.

Filipe Caseiro Alves afirmou, citado pela UC, que esta “honrosa” distinção o deixa “profissionalmente muito feliz” e que tem muito significado “em termos de consolidação de um percurso profissional já longo”, e acrescentou: “Queria deixar expresso que esta distinção nunca teria sido possível sem a vivência diária do meu contorno profissional, materializada na Faculdade de Medicina de Coimbra e no Hospital da Universidade de Coimbra”.

O professor Filipe Caseiro Alves licenciou-se em medicina pela Universidade de Coimbra em 1982, tendo obtido o certificado de radiologia em 1990, e em 1991 recebeu o certificado europeu de ecografia clínica, tendo em 1998 concluído o doutorado em medicina interna e radiologia.

Ao longo do tempo Filipe Caseiro Alves foi membro do comité executivo da Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal e Abdominal, entre 2004 e 2013, e presidente em 2012-2013. Em 2016, recebeu a Medalha de Ouro da sociedade em reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento da sociedade e radiologia gastroabdominal na Europa.

Em Portugal é atualmente presidente da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear e membro da Academia Nacional de Medicina.