FILM FEST 2019: o Festival de Cinema Musicado ao Vivo, em Setúbal

Setúbal vai ter o primeiro FILM FEST, um festival de cinema musicado ao vivo. Cinema mudo que vai ter bandas sonoras inéditas e filmes vencedores nos maiores festivais de cinema. 21 filmes em 12 sessões de cinema.

FILM FEST 2019 o Festival de Cinema Musicado ao Vivo, em Setúbal
FILM FEST 2019 o Festival de Cinema Musicado ao Vivo, em Setúbal

O FILM FEST 2019, festival de cinema musicado ao vivo, tem este ano a sua primeira edição. O festival é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, e decorre de 10 a 20 de outubro. Neste novo festival o princípio é “trazer para primeiro plano a relação entre a música e a imagem”.

Entre o Fórum Municipal Luísa Todi e o Cinema Charlot, “a leitura do filme altera-se completamente consoante a banda sonora escolhida, com toda uma série de músicas inéditas”.

Um festival que “permite resgatar filmes esquecidos no arquivo, e dar-lhes uma nova dimensão e consequentemente passar a mensagem que o cinema mudo deve continuar a ser visto como forma de arte e registo histórico-cultural único”.

Em termos de conceito, o FILM FEST “pretende desenvolver e expandir o formato tradicional do cine-concerto, criando encontros interdisciplinares, exibindo filmes reconhecidos do público e simultaneamente abordando o cinema de autor, onde alguns dos realizadores quebraram as regras e apresentaram trabalhos quase sem diálogo, e em muitos casos sem som, cuja banda sonora original será tocada ao vivo”.

Com descreve a organização do FILM FEST “os filmes da era do cinema mudo nunca foram pensados para serem vistos em silêncio” e por isso “vários músicos e projetos musicais, como Tó Trips, Norberto Lobo, Maestro Jorge Salgueiro e o Coro Setúbal Voz, Rui Sidónio (vocalista dos Bizarra Locomotiva) como narrador do filme Inferno, Noiserv, Sara Ribeiro “A Negra”, Mário Delgado e Jorge Moniz, O Manipulador, Charlie Mancini e Daily Misconceptions”, foram desafiados “para a criação de bandas sonoras inéditas, proporcionando concertos singulares e irrepetíveis”.

A organização esclareceu que “as sessões vão ser acompanhadas por alguns dos melhores profissionais de música a nível nacional”, e que “receberá filmes vencedores nos maiores festivais de cinema, como é o caso do filme Beautiful Things que teve a sua estreia na 74ª edição do Festival de Cinema de Veneza arrecadando o prémio “Melhor Filme Italiano” sendo uma estreia nacional como formato cine concerto”. Uma estreia que “contará com a presença do um dos realizadores, Giorgio Ferrero, também responsável pela banda sonora juntamente com Rodolfo Mongitore que se farão acompanhar de 4 cantores e 4 violoncelistas”.

“O processo de seleção dos filmes procura evidenciar algumas obras de reconhecido mérito, mas essencialmente dar a conhecer autores desconhecidos ou esquecidos do grande público, através de cópias restauradas – algumas recentemente redescobertas em arquivo cinematográfico – e dar a conhecer o importante papel desempenhado por mulheres na indústria cinematográfica, não esquecendo obras e realizadores de cinema de animação e do cinema para o público mais jovem”, esclareceu a organização do festival.

A Casa da Cultura e o Espaço 50’Cuts vão acolher as atividades paralelas como conversas dedicadas ao cinema, oficinas de cinema para famílias e a exposição de Tó Trips “Eram os cartazes mais rápidos do mundo”.

No festival vão ser exibidos 21 filmes (longas e curtas-metragens) em 12 sessões de cinema: 8 sessões para o público em geral; duas sessões para escolas; uma sessão para pais e filhos e uma sessão de apresentação final de workshops para as escolas do concelho.

Um passe dará acesso a todos os cine-concertos. O preço é de 25 euros até 30 de setembro, e a partir de 1 de outubro o preço passa a 35 euros. Os bilhetes vão estar à venda a partir de 1 de setembro na Casa da Cultura, Cinema Charlot e Fórum Municipal Luísa Todi.

O FILM FEST 2019 conta também com os seguintes entidades parceiras: 50 Cuts Associação Cinematográfica, Associação Cultural Festroia, Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Cineteca di Bologna, Friedrich-Wilhelm-Murnau Stiftung, II Sorpasso – Associação Cultural, Instituto Italiano di Cultural de Lisboa, LA VALLETA 2018 – European Capital of Culture, Light Cone Films, Lobster Films, Milestone Films, NFB-National Film Board of Canada.