Filosofia para Crianças”: Um projeto piloto em Penamacor

“Filosofia para Crianças” é uma iniciativa do Município de Penamacor destinada aos alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. Um projeto educativo com o objetivo de levar as crianças a pensar de forma criativa, crítica e afetiva.

0
“Filosofia para Crianças”: Um projeto piloto em Penamacor
“Filosofia para Crianças”: Um projeto piloto em Penamacor. Foto: DR

O Município de Penamacor, através do Gabinete de Ação Social e Educação, e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, realiza no atual ano letivo o projeto “Filosofia para Crianças”. O objetivo da iniciativa, de natureza educativa, tem como objetivo “colocar em prática a arte de pensar de uma forma criativa, crítica e afetiva, desenvolvendo assim competências cognitivas, afetivas e sociais das crianças através de metodologias educativas variadas”, indicou o Município de Penamacor em comunicado.

Trata-se de um projeto piloto, “que procura responder à estimulação de aprendizagens ao nível da linguagem, comunicação e pensamento crítico, bem como promover os relacionamentos interpessoais saudáveis e a concentração”.

Assim, durante o primeiro período do ano letivo, os alunos vão trabalhar o pensamento abstrato, baseado nas emoções e nos afetos, e até ao final do ano, cada turma, em função do nível de ensino e da maturidade, vai trabalhar diferentes conceitos.

As sessões, que já tiveram início em 23 de novembro, são destinadas aos alunos do 1º ciclo (turmas do 2º, 3º e 4º anos), e decorrem em pequenos grupos e contam com uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

O Projeto “Filosofia para Crianças” surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), com o objetivo de desenvolver “medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.”

O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!