Financiamento europeu de 500 milhões de euros para Transição Energética Justa no Vietname

Banco Europeu de Investimento apoia Transição Energética Justa no Vietname com linha de crédito de mais de 500 milhões de euros. União Europeia disponibilizar 16,6 milhões de euros à Agence Française de Développement para apoiar a Electricity Vietnam.

Financiamento europeu de 500 milhões de euros para Transição Energética Justa no Vietname
Financiamento europeu de 500 milhões de euros para Transição Energética Justa no Vietname. Foto: Rosa Pinto

O Vietname e o Banco Europeu de Investimento assinam memorando de entendimento para apoiar a implementação da Parceria para uma Transição Energética Justa (JETP) no Vietname. Criada uma linha de crédito que irá estabelecer um empréstimo-quadro que financiará projetos de apoio à descarbonização e à transição energética no valor de 500 milhões de euros.

Além do acordo de financiamento ao Vietname, a União Europeia (UE) vai disponibilizar 16,6 milhões de euros em assistência técnica à Agence Française de Développement (AFD) para apoiar a Electricity Vietnam (EVN) na preparação e implementação de projetos ligados à Transição Energética Justa. O mecanismo de assistência técnica acompanhará um total de mil milhões de euros de empréstimos soberanos e não soberanos concedidos no âmbito da Global Gateway, pela Equipa Europa (AFD, KfW e BEI).

Do lado político, a UE está a apoiar as reformas no sector da energia, nomeadamente para estabelecer as condições legislativas e técnicas – sobre energias renováveis, eficiência energética, linhas/redes de transmissão – para que a Transição Energética Justa funcione de forma sustentável, através do orçamento para a Transição Energética Sustentável. Programa de Apoio (SETP), no valor de 142 milhões de euros.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: “ Hoje, estamos a dar um passo importante para apoiar a ambiciosa meta de zero emissões líquidas do Vietname para 2050. A Comissão Europeia, o BEI e o Vietname estão a estabelecer uma parceria para apoiar as energias renováveis, a transição e a segurança energéticas. Com este financiamento de 500 milhões de euros, a Global Gateway está a fazer a diferença para o povo do Vietname.”