Fins-de-semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros até março de 2024

Macedo de Cavaleiros mostra e dá a provar uma das suas maiores riquezas gastronómicas. Nos seus fins-de-semana gastronómicos já sempre um produto transmontano em destaque. De 8 a 10 de dezembro é ao Azedo que cabe fazer as honras ao sabor.

Fins-de-semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros até março de 2024
Fins-de-semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros até março de 2024. Foto: DR

O Azedo é semelhante à alheira. Feito com a mesma massa da alheira, mas não leva alho. É maior e com mais acidez no paladar. Utiliza a tripa do intestino grosso do porco para receber, além de pão regional de trigo, carne da cabeça, barriga e entremeada de porco e o azeite de Trás-os-Montes.

Um produto do fumeiro transmontano que está cada vez mais em destaque na cozinha regional e com potencial de expansão culinária.

Depois da Feira da Castanha de Corujas e das Jornadas Micológicas de Vale Pradinhos, está agora na rota da cozinha regional um programa de Fins-de-semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros, e onde estão em destaque entre outros os produtos do fumeiro transmontano.

De 8 a 10 de dezembro é o Azedo que vai estar em destaque no Fim-de-semana Gastronómico. Um evento que conta vários restaurantes aderentes numa iniciativa promovida pelo Município de Macedo de Cavaleiros e o Geopark Terras de Cavaleiros, que se estende de novembro a março de 2024.

Foto: DR

Habitualmente servido com grelos de nabiça ou espigos de couve, o Azedo está pouco a pouco a sair das mesas exclusivamente transmontanas e a cativar as mesas por outras paragens. Uma especialidade que possui o selo GeoFood. Um selo que vincula a alimentação e o território à sustentabilidade, ao sabor e ao turismo, aproximando o consumidor da natureza, dos produtos locais e da sua origem e cultura.

De 12 a 14 de janeiro de 2024 será a vez da Rota das Casulas e do Butelo, prato que combina um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco com um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido.

De 25 a 28 de janeiro de 2024 será a vez do javali a ir à mesa. Uma carne que unirá várias confeções típicas da região, com os restaurantes de Macedo de Cavaleiros a alavancar a Rota do Javali, caça nobre da região e do concelho, que o promove em conjunto com a Confraria do Javali.

De 10 a 13 de fevereiro de 2024, o Festival do Grelo, acompanha a tradição dos chocalhos dos Caretos de Podence, que pintam o Entrudo Chocalheiro. Um dos Carnavais mais genuínos de Portugal, onde a folia é muita e que pede retemperamento de energias e alegrias… à mesa. O grelo é uma das delícias da cozinha tradicional transmontana.

De 29 a 31 de março de 2024, é a vez do fim-de-semana do Cabrito à Mesa.

Os fins-de-semana gastronómicos são uma oportunidade, que como explica Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, permitem “criar aqui dinâmicas de turismo gastronómico, que representem uma mais-valia para os empresários do concelho”.

O autarca concluiu, referindo: “Temos vindo a notar, cada vez mais, que muitas pessoas já vêm de longe, em algumas ocasiões em autocarros, incluindo de Espanha, para provar o que de melhor se faz na nossa cozinha”.

Fins-de-semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros até março de 2024
Fins-de-semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros até março de 2024