FNAC Shaper Talks debate futuro da ciência em Portugal

Parceria entre Global Shapers Lisbon Hub e a FNAC promove debates mensais abertos ao público. O debate do dia 27 de Junho é sobre o ‘Futuro da Investigação Científica em Portugal’.

0
3
Partilhas
Futuro da investigação Científica em Portugal
Futuro da investigação Científica em Portugal. Foto: Rosa Pinto

Na ‘FNAC Shaper Talks’, que se realiza no dia 27 de Junho, a partir 18h30, na FNAC Chiado, é debatido o tema ‘Futuro da Investigação Científica em Portugal’.

Afonso Mendonça Reis, empreendedor social na área da educação e professor universitário, David Braga Malta, investidor e consultor na Caixa Capital, e Simão Soares, empreendedor e co-fundador da Silicolife, são os jovens Shapers que participam no debate, que é moderado por José Vítor Malheiros, colunista e consultor na Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O tema parece ter atualidade dado que nas últimas décadas houve uma aposta na formação que levou à qualificação e ao desenvolvimento científico do país, pelo que estes recursos são agora uma oportunidade para a criação de uma economia moderna e competitiva.

A utilização dos recursos que se foram construindo coloca, no entanto, outros desafios, nomeadamente a dificuldade em estancar a fuga dos seus ‘cérebros’ e dar resposta a questões como se “o país pode reter estes recursos para ser um pólo de excelência em ciência e para a criação de novas ideias e negócios? Qual o papel que a ciência pode ter na modernização da indústria nacional? Ou como tornar mais eficaz a translação da excelência do trabalho desenvolvido no sistema científico nacional para negócios disruptivos e sustentáveis?”

Para Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon Hub, entidade parceira no evento, “Portugal conta, cada vez mais, com pessoas altamente qualificadas e tem vindo a afirmar-se como um país de excelência na investigação científica”, no entanto, “apesar da forte aposta na formação e dos excelentes resultados alcançados junto da comunidade científica internacional, temos assistido a uma fuga de ‘cérebros’ que tem de ser travada. É urgente reter estes recursos e coloca-los ao serviço da economia, da indústria e de novos negócios”.

A ‘FNAC Shaper Talks’, que assenta numa parceria da FNAC com a comunidade portuguesa dos Global Shapers, jovens talentosos portugueses, com menos de 30 anos, das mais variadas áreas, e que pretende contribuir para a solução de problemas atuais e futuros do país em várias áreas de atuação, leva ao espaço público, debates de ideias sobre diferentes temas essenciais para a sociedade portuguesa.

Mensalmente a ‘FNAC Shaper Talks’ aborda temas centrais para a construção do futuro do país, desde a Economia ao Desporto, da Saúde à Política, e da Tecnologia à Cultura. As ‘FNAC Shaper Talks’ decorrem às terceiras terças-feiras de cada mês, na FNAC Chiado.

Os debates são realizados sob a forma de uma mesa redonda moderada “por figuras relevantes em cada uma das áreas abordadas, reforçando a ideia de que este é um debate dirigido ao público em geral, multigeracional e diversificado, sobre temas transversais à sociedade portuguesa.”

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz