Fogos florestais: Comissão Europeia reforça frota de aviões

Frota de aviões de combate a incêndios do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia é reforçada com mais duas aeronaves. Os aviões são adquiridos pela Suécia com financiamento concedido pela Comissão Europeia.

Fogos florestais: Comissão Europeia reforça frota de aviões
Fogos florestais: Comissão Europeia reforça frota de aviões. Foto: © Rosa Pinto

A União Europeia (UE) está a reforçar a frota de aviões de combate a incêndios do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. A UE está a financiar a aquisições, pelo Governo sueco, de dois novos aviões de combate a incêndios, que se destinam a integrar a reserva.

A frota do rescEU passa assim a dispor, para a época de incêndios em 2020, de 13 aviões e 6 helicópteros financiados pela UE.

Janez Lenarčič, comissário responsável pela Gestão de Crises afirmou: “Os fogos florestais podem surgir a qualquer momento e, devido às alterações climáticas, numa área cada vez mais vasta da Europa. Temos de estar prontos este verão. Quero agradecer aos nossos amigos suecos que estão a contribuir de forma significativa para a capacidade de combate a incêndios do rescEU. Tenho muito orgulho por a nossa frota europeia de combate a incêndios florestais estar a ser preparada da melhor forma possível para a época de incêndios deste ano.”

Capacidades de combate do rescEU

A UE está a financiar sete Estados-Membros da UE para a colocação de aviões e helicópteros à frota de combate a incêndios de 2020 do rescEU, que fiquem facilmente mobilizáveis para outros países em períodos de necessidade.

A reserva de combate a incêndios do rescEU é constituída por:

2 aviões de combate a incêndios da Croácia;

2 aviões de combate a incêndios de Chipre;

1 avião de combate a incêndios da França;

2 aviões de combate a incêndios da Grécia;

2 aviões de combate a incêndios da Itália;

2 aviões de combate a incêndios da Espanha;

2 aviões de combate a incêndios da Suécia;

6 helicópteros de combate a incêndios da Suécia.

Medidas de preparação e de acompanhamento para a época de fogos florestais de 2020

A Comissão Europeia indicou que vai continuar a acompanhar e a coordenar a preparação da época de fogos florestais deste ano, através dos seguintes recursos:

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência acompanhará a propagação dos fogos, em contacto próximo com as autoridades do país afetado.

Os serviços e instrumentos de acompanhamento nacionais e europeus, como o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais (EFFIS na sigla inglesa), disponibilizam uma panorâmica dos dados europeus provenientes dos programas nacionais em matéria de fogos florestais.

Reuniões regulares com os Estados-Membros da UE e os Estados participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE, antes e durante a época de fogos, para troca de informações sobre o estado de preparação e os riscos de incêndio nos respetivos Estados.

O serviço de gestão de emergências Copernicus da UE pode ser ativado para cartografar fogos florestais por satélite.