Fontainhas Fernandes reeleito Reitor da UTAD

Fontainhas Fernandes, professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD, foi reeleito reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) pelo Conselho Geral da instituição para um segundo mandato.

Fontainhas Fernandes reeleito Reitor da UTAD
Fontainhas Fernandes reeleito Reitor da UTAD. Foto: UTAD

Os dois candidatos a reitor, António Fontainhas Fernandes, professor Catedrático em Bioquímica Ambiental e anterior Reitor e António José Silva, professor Catedrático em Ciências do Desporto e anterior vice-reitor para a Internacionalização, apresentaram oficialmente os programas de candidatura, esta manhã, dia 31 de março, na aula magna da UTAD, numa sessão aberta ao público, e responderam a questões colocadas pelos membros do Conselho Geral.

O programa apresentado por António Fontainhas Fernandes com o lema ‘Um Compromisso para o Futuro’, assente na diversificação e crescimento do ensino, focalização e reforço da investigação, e valorização de conhecimento com impacto no território, mereceu os votos do Conselho Geral.

O Presidente do Conselho Geral, José da Silva Peneda, anunciou António Fontainhas Fernandes como tendo ganho as eleições para reitor para o quadriénio 2017 a 2021, e o ato de tomada de posse a ter lugar no próximo dia 22 de abril, na UTAD.

António Fontainhas Fernandes é reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013, tendo assumido funções de representação na Comissão Permanente do Conselho de Reitores, na Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, na Comissão Executiva da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação (RIET) e na Rede do Sudoeste Europeu (RESOE).

O professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD integra a Direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark), do Regia Douro Parque e da Comissão de Turismo Porto e Norte e é membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, na área de engenharia agronómica, tendo presidido ao Colégio de Engenharia Agronómica da Região Norte e é membro do colégio Nacional. É também membro da Comissão Consultiva da Sociedade Ponto Verde.

António Fontainhas Fernandes de 55 anos foi presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Pró-Reitor da Avaliação e Qualidade de Ensino, de 2006 a 2010, e Pró-Reitor das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes de 2010 a 2012, da UTAD.