Força Aérea dos EUA seleciona jatos T-X da Boeing para treino de pilotos

Boeing ganha contrato para programa de treinamento de pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos. O contrato envolve o fornecimento de 351 jatos T-X, 46 simuladores e equipamentos terrestres num valor de 9,2 mil milhões de dólares.

Força Aérea dos EUA seleciona jatos T-X da Boeing para treino de pilotos
Força Aérea dos EUA seleciona jatos T-X da Boeing para treino de pilotos. Foto: John Parker, Boeing

Os pilotos da Força Aérea dos EUA vão em breve treinar para o combate com jatos T-X e simuladores da Boeing, divulgou a companhia Boeing, em 27 de setembro.

Para Leanne Caret, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security, todo o processo “é o culminar de anos de trabalho da equipa da Boeing e da Saab“, e acrescentou: “É o resultado direto do nosso investimento em conjunto no desenvolvimento de um sistema centrado nos requisitos exclusivos da Força Aérea dos EUA”.

A Boeing e a Saab partilharam o risco de projetarem, desenvolverem e testarem em voo dois jatos totalmente novos e específicos e desta forma provando a capacidade de design do sistema, a repetibilidade na capacidade de fabricação e treino.

Para Håkan Buskhe, presidente e diretor executivo da Saab, referiu que esta escolha pela Força Aérea dos EUA vai permitir “que as nossas duas empresas cumpram um compromisso que assumimos, em conjunto, há quase cinco anos”, e acrescentou: “É uma grande conquista para a nossa parceria com a Boeing, e para a nossa equipa conjunta, e estou ansioso para entregar a primeira aeronave de treino à Força Aérea”.

A Boeing vai começar a fazer pedidos aos seus fornecedores, incluindo a Saab. A companhia Boeing indicou que mais de 90% dos componentes são fabricados nos EUA, suportando mais de 17.000 empregos em 34 estados.

Por sua vez a Saab dá resposta ao mercado global com produtos, serviços e soluções líderes mundiais em defesa militar e segurança civil. A Saab tem operações e funcionários em todos os continentes. Através de uma estratégia inovadora, colaborativa e pragmática, a Saab desenvolve, adota e melhora novas tecnologias para dar resposta às necessidades dos clientes.