Forças israelitas continuam a bombardear Gaza

Serviços de saúde no norte de Gaza foram destruídos e no sul de Gaza estão em colapso. Fome grave é uma realidade em Gaza. Ajuda impedida de chegar e palestinianos continuam vítimas de bombardeamentos e da fome.

Forças israelitas continuam a bombardear Gaza
Forças israelitas continuam a bombardear Gaza. Foto: © OMS/arquivo

Entre as tardes de 25 e 27 de março, dados do Ministério da Saúde de Gaza indicam que na Faixa de Gaza foram mortos 157 palestinianos e feridos mais 195 palestinianos. Assim, globalmente desde 7 de outubro de 2023 e pelo menos 32.490 palestinianos foram mortos e pelo menos 74.889 palestinianos foram feridos.

Entre os incidentes mortais relatados em 24 e 25 de março estão os seguintes:

No dia 24 de março, por volta das 21h10, 22 palestinos, incluindo pelo menos seis crianças e oito mulheres, foram mortos quando foi atingida uma casa em Deir al Balah.

No dia 24 de março, por volta das 18h40, sete palestinianos, incluindo quatro mulheres e um rapaz, foram mortos e outros feridos quando foi atingida uma casa no bairro de Al Junainah, no leste de Rafah.

No dia 25 de março, por volta das 20h25, cinco palestinianos foram mortos quando foi atingido um edifício residencial atrás do Hospital Al Shifa, na cidade de Gaza.

No dia 25 de março, por volta das 21h20, dois palestinos foram mortos quando foi atingido um grupo de pessoas que esperavam por ajuda humanitária perto da rotunda Al Kuwaiti, na cidade de Gaza.

Em 25 de março, por volta das 12h25, um número não confirmado de vítimas foi relatado quando palestinianos reunidos para recolher ajuda humanitária lançada do ar foram atingidos perto da área de passagem de Karni, no leste de Ash Shuja’iyah, na cidade de Gaza.

No dia 25 de março, de acordo com o Gabinete de Comunicação Social do Governo em Gaza, 12 palestinianos afogaram-se enquanto tentavam chegar à ajuda aérea que caiu no mar ao largo da costa de Beit Lahiya no dia 25 de março.

No dia 26 de março, por volta das 00h40, 18 palestinianos, incluindo pelo menos nove crianças e cinco mulheres, foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos quando foi atingida uma casa que abrigava deslocados internos na área de Musabeh, no norte de Rafah.

Entre as tardes de 25 e 27 de março, não houve relatos de soldados israelitas mortos em Gaza.

A fome está cada vez mais perto de se tornar uma realidade no norte de Gaza, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma mãe de seis filhos explicou à OMS que estão disponíveis no mercado principalmente plantas silvestres caras, “sem vegetais, sem frutas, sem suco… sem lentilhas, sem arroz, sem batatas ou beringelas, nada”, e elas são principalmente forçadas a comer malva comum. Na sua visita à passagem de Rafah, em 23 de março, o Secretário-Geral da ONU descreveu ter visto longas filas de camiões de ajuda bloqueados, enfatizando que “é altura de realmente inundar Gaza com ajuda que salva vidas”.

O chefe do subescritório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, no Território Palestiniano Ocupado, Gaza, observou que durante missões de ajuda de alto risco, os trabalhadores humanitários frequentemente encontram perto dos postos de controlo de militares israelitas, que separam o norte e o sul de Gaza, pessoas feridas ou idosas ou pessoas com muletas que tentam ajudar, ou restos humanos e cadáveres que tentam recuperar enquanto crianças de até três anos passam.

O sistema de saúde em Gaza está em colapso devido às intervenções militares em curso e às restrições de acesso, resultando num número crescente de hospitais que ficaram fora de serviço. Em 27 de março, segundo a OMS, 24 dos 36 hospitais em Gaza não estavam funcionais, dois estavam minimamente funcionais no norte de Gaza e 10 estavam parcialmente funcionais, incluindo quatro no norte de Gaza e seis no sul de Gaza. De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, “os serviços de saúde no norte de Gaza foram em grande parte destruídos e o sistema de saúde do sul da Faixa de Gaza está à beira do colapso”.

No norte de Gaza, Andrea De Deminico, Chefe o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, no Território Palestiniano Ocupado, observou que o Hospital Kamal Adwan recebe cerca de 15 crianças subnutridas por dia e está a lutar para manter os serviços, com um gerador fortemente danificado e num contexto de falta de água, alimentos e saneamento. Para salvar as crianças, apelou à necessidade de permitir que a assistência humanitária flua sem qualquer impedimento.

Na cidade de Gaza, o Hospital Al Shifa permanece sitiado pelo décimo dia, em meio a intensas trocas de tiros entre militares israelitas e palestinianos armados. De acordo com o Ministério da Saúde em Gaza, os médicos e pacientes sitiados no hospital apelaram repetidamente à comunidade internacional para intervir urgentemente, observando que o exército israelita confinou o pessoal médico, os doentes e os feridos ao edifício de recursos humanos, que não está instalado para a prestação de cuidados de saúde e impediu-os de partir. Os militares israelitas disseram que estabeleceram uma área de tratamento dedicada para pacientes no Hospital Al Shifa e lhes forneceram equipamento médico, comida e água.

Em Khan Younis, no meio de intensas operações militares, os militares israelitas forçaram o pessoal do hospital e os pacientes feridos a evacuarem o Hospital Al Amal e fecharam as entradas com barreiras de terra, relatou a Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano. Em 25 de março, a Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, evacuaram seis pacientes e um acompanhante, 27 funcionários, e recuperaram os corpos de duas pessoas que morreram dentro do hospital, incluindo um voluntário da Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano que era um membro da Sala de Operações de Emergência.

A partir de 26 de março, tanto o hospital como a sede próxima da Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha deixaram de funcionar. No mesmo dia, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha emitiu uma declaração, enfatizando que as hostilidades sustentadas dentro e ao redor do Hospital Al Amal durante mais de 40 dias colocaram as equipas e os pacientes da Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em grave perigo, e que o “encerramento forçado do Hospital Al Amal, uma das poucas restantes instalações médicas no sul, tem implicações profundas, deixando inúmeras vidas em risco.”

No Hospital Europeu de Gaza em Khan Younis, uma Equipa Médica de Emergência da Ajuda Médica aos Palestinianos, o Comité Internacional de Resgate e o Fundo de Ajuda às Crianças da Palestina descreveram a situação no hospital, onde tratam pacientes há duas semanas, como “inimaginável” e “além da compreensão”.

Testemunhando cenas horríveis de pacientes que morrem de infeções, eles enfatizam até que ponto o hospital está sobrecarregado de pacientes. Concebido com uma capacidade de apenas 200 camas, o Hospital Europeu expandiu-se para 1.000 camas, mas o aumento da capacidade continua a ser insuficiente para satisfazer as necessidades devido à escassez crítica de fornecimentos médicos básicos, aos danos infraestruturais e às restrições no acesso à ajuda. Cerca de 22 mil deslocados internos também procuraram refúgio e segurança no hospital, “abrigando-se nos corredores e em tendas dentro do hospital”.